Ulbra Palmas oferece assistência jurídica gratuita à comunidade por meio do SAJULP
O serviço, que oferta atendimento nas áreas cível e criminal, beneficiou mais de 300 pessoas em 2024
Em meio às dificuldades enfrentadas por quem não pode arcar com os custos de um advogado particular, a Ulbra Palmas se destaca ao oferecer assistência jurídica gratuita por meio do Serviço de Assistência Jurídica do Curso de Direito (SAJULP). Com uma média de 30 atendimentos semanais, o projeto atua nas áreas cível e criminal, e proporciona aos alunos dos últimos períodos do curso de Direito a oportunidade de vivenciar a prática jurídica em casos reais, sob a supervisão de professores e profissionais qualificados.
Atualmente, os alunos do SAJULP trabalham em mais de 60 processos ativos, cíveis e criminais, além de realizarem dezenas de orientações jurídicas, mediações e conciliações mensalmente. A parceria com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos (CEJUSC) do Tribunal de Justiça do Tocantins amplia ainda mais o alcance do serviço.
"Trabalhar no SAJULP é gratificante. Atendemos a população mais carente, que não pode arcar com os custos de um advogado particular. O foco é que os alunos unam a teoria adquirida ao longo dos semestres com a prática na atuação em casos reais", relatou a professora especialista do curso de Direito da Ulbra Palmas, Izabel Uraní.
Transformação social e formação profissional
Para a coordenadora do curso de Direito e professora Me. Ana Isabella Bezerra Lau Ribeiro, o SAJULP vai além da assistência jurídica, e busca garantir direitos e promover dignidade. "A cada atendimento, reafirmamos nosso papel na vida das pessoas que mais necessitam, proporcionando segurança e esperança. Em 2024.2, foram 367 pessoas beneficiadas pelos serviços prestados pelos nossos alunos, um número que reflete nosso empenho em servir à comunidade", afirma.
Como é o caso da estudante Ângela Sousa, que foi orientada a procurar ajuda no SAJULP após ser vítima de um mau atendimento na Capital. “Procurei o atendimento aqui porque realmente não tenho condições financeiras e aqui o atendimento foi excelente. As pessoas são educadas e excelentes! Eu indico o atendimento para quem precisa”, disse.
Atendimento cível e criminal
O SAJULP oferece atendimento em diversas áreas do Direito. No âmbito cível, são tratados casos como divórcio, pensão alimentícia, regulamentação de guarda, reconhecimento de união estável pós-morte, ações de indenização por dano moral ou material, e mandados de segurança para obtenção de vagas em creches, escolas ou medicamentos de alto custo. Já na área criminal, o serviço abrange processos de execução penal e defesa em inquéritos policiais.
A equipe é composta pelas professoras Patrícia Coelho, Andrea Cardinale, Izabel Uraní e a advogada Fernanda Roriz, além da secretária Rayssa Ramos. Juntas, elas orientam os alunos e garantem a qualidade dos atendimentos.
A Ulbra Palmas enxerga o SAJULP como um motivo de orgulho e inspiração. "Ver o impacto positivo que geramos na vida dos assistidos fortalece nossa missão de promover o conhecimento, a cidadania e a justiça social. O SAJULP é mais do que um serviço jurídico – é um projeto de inclusão, humanidade e compromisso com a sociedade", finaliza Ana Isabella.
Os atendimentos são realizados presencialmente em dias e horários específicos:
Penal: Segunda-feira às 19h na faculdade Ulbra, Quinta-feira às 9h na faculdade Ulbra e às 14h no Fórum.
Cível: Terça-feira às 14h no Fórum, Quarta-feira às 9h na faculdade Ulbra e Quinta-feira às 19h na faculdade Ulbra.
Além disso, é possível agendar atendimentos via WhatsApp, pelo telefone (63) 99224-9827.