cadêmicos e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da Ulbra Palmas embarcaram em uma imersão acadêmica na cidade de Palmeirópolis, no Tocantins, no mês de março. A visita técnica marcou o início de uma série de projetos urbanos e paisagísticos a serem desenvolvidos em parceria com o município.
Coordenados pelos professores Fernanda Abreu, da disciplina de Projeto de Urbanismo, e Leonardo Santiago, da disciplina de Paisagismo, os alunos foram desafiados a pensar soluções para três espaços da cidade: o Parque Poliesportivo, o Parque de Exposições e a Casa do Idoso.
Primeiras impressões e desafios
A professora Fernanda Abreu destacou a importância da visita como uma etapa inicial fundamental. "Foi um primeiro momento de coleta de informações para direcionar o início do projeto em questão. As atividades se constituíram no levantamento de dados relativos tanto à demanda necessária quanto às análises físico-espaciais das áreas que passarão por intervenções urbano-paisagísticas", explicou.
Para os acadêmicos, o contato direto com a realidade local trouxe um novo olhar sobre a profissão. "Foi uma oportunidade de muito aprendizado e vivência. Nos sentimos valorizados ao sermos recebidos pelos representantes da cidade como equipe técnica que irá desenvolver os projetos", ressaltou o professor Leonardo Santiago, da disciplina de Paisagismo.

Vivências e inspiração
A acadêmica Ana Julia Santos Alves compartilhou a emoção da jornada. "Saímos de Palmas logo cedo e, no caminho, tivemos momentos de interação e conexão entre os colegas. Quando chegamos em Palmeirópolis, fomos muito bem recebidos e tivemos a oportunidade de ouvir os sonhos dos moradores sobre os espaços que iremos transformar".
A conexão com a cidade também foi destacada por Andréia A. Brunetta. "A viagem foi fundamental para a execução dos projetos. Chegamos com uma ideia inicial, mas, ao longo da visita, percebemos que o potencial vai muito além do que imaginávamos".
Próximos passos
Com os levantamentos realizados, os acadêmicos agora darão início ao desenvolvimento dos projetos, que serão acompanhados em reuniões presenciais e virtuais com os representantes de Palmeirópolis. A previsão é de que as propostas sejam finalizadas e entregues em junho deste ano.
A professora Fernanda Abreu reforça o impacto dessa vivência acadêmica. "Este projeto não apenas enriquece o aprendizado dos alunos, mas também demonstra a capacidade da Arquitetura e Urbanismo de transformar realidades, promovendo melhorias para a comunidade".

A visita a Palmeirópolis foi mais do que um trabalho acadêmico. Foi a materialização do conhecimento em algo concreto, em um projeto que tem como base o sonho de uma cidade melhor para seus habitantes. Agora, os alunos da Ulbra carregam a responsabilidade de transformar essas ideias em realidade.