Nesta terça-feira (22), o Centro Universitário Luterano de Palmas (Ulbra Palmas) deu início à Semana da Acessibilidade com o tema “Acessibilidade para TODOS: Construindo ambientes inclusivos e mudando atitudes”, uma iniciativa promovida pelo Núcleo Alteridade. O evento, que segue até o dia 24 de abril, busca fomentar a conscientização sobre a inclusão de pessoas com deficiência, por meio de atividades que unem arte, reflexão e vivências.
A professora Ana Letícia Covre Odorizzi Marquezan, coordenadora do Núcleo Alteridade, destaca a importância do evento como um espaço de expressão e escuta: “O Núcleo Alteridade é um compilado de vozes — vozes muitas vezes silenciadas, invisibilizadas, mas sempre presentes. E é nesse evento, que acontece uma vez ao ano, que essas vozes ressoam com força, pedindo passagem, pedindo para serem ouvidas, sentidas, reconhecidas. A cada edição, renovamos a esperança de que, ao ecoarem, possam gerar pequenas mudanças. Mudanças que, por mais discretas que pareçam, podem fazer uma imensa diferença na forma como olhamos, acolhemos e construímos o mundo ao nosso redor”, afirma.

A abertura oficial do evento contou com o tradicional Sarau da Alteridade, que proporciona aos acadêmicos um espaço de expressão artística sensível, como pintura, canto e dança. A estudante de Psicologia Ellen Victoria, que se apresentou com um espetáculo de dança urbana, compartilhou sua experiência:
“Desde pequena estou acostumada com apresentações, e quando vi a oportunidade do sarau, achei incrível poder me expressar de outras formas diferente da área acadêmica que é tudo escrito, tudo apresentação mais formal. A vida adulta nos limita nesse aspecto, e eventos assim nos devolvem a chance de nos expressarmos além da escrita e da formalidade acadêmica.”
Com uma intervenção artística, o artista visual e também acadêmico de Psicologia, Adriano Silva (Adrians), colaborou trazendo uma nova proposta de inclusão: a tela pintada por ele receberá um QR Code que levará a uma audiodescrição, tornando-se uma obra acessível a todos:
“Gostaria de externar minha gratidão e admiração por esse projeto maravilhoso desenvolvido pelo Núcleo Alteridade. O tema da inclusão é essencial, e o projeto artístico que estamos desenvolvendo pretende criar uma interseção multimodal do que a arte pode proporcionar. Vamos realizar um trabalho de artes visuais com interpretação e audiodescrição. Isso possibilita que pessoas com deficiência visual ou neurodivergentes possam captar a essência da obra, promovendo a inclusão desde sua essência”, ressalta o artista.


Além do momento cultural, a noite contou com uma mesa-redonda para debater o fortalecimento dos direitos e a promoção da inclusão da pessoa idosa e com deficiência.

A programação da Semana da Acessibilidade continua nos próximos dias. Confira:
23 | Quarta-feira | 19h
Mesa-redonda: Acessibilidade: da arquitetura ao corpo em movimento
Convidados: o arquiteto e urbanista Mulbert Fumagalli, o presidente da Associação dos Aposentados, Leomar Brigagão e a fisioterapeuta Letícia Ellen Cesário de Souza.
24 | Quinta-feira | 9h
Palestra: Além de barreiras: Inovação e acessibilidade no mundo digital e audiovisual
Convidados: Jefferson Rocha, coordenador de T.I da Agência de tecnologia da informação de Palmas ( AGETEC) e Roselba Miranda, professora do curso de letras da UFT
A Ulbra Palmas reafirma, por meio da Semana da Acessibilidade, seu compromisso com a construção de uma sociedade mais justa, plural e empática, em que a inclusão e o respeito à diversidade são princípios fundamentais.