Como escolher uma profissão sem antes vivenciar de perto o que ela significa? Foi com essa proposta que a Ulbra Palmas recebeu no mês de abril, 30 alunos da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Manoel dos Santos Rosal, de Pindorama do Tocantins. A ação demonstrou através de uma visita técnica as vivências reais que contribuam para a escolha profissional dos estudantes.
Durante a visita, o grupo percorreu os laboratórios e ambientes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Estética, Educação Física e Medicina Veterinária. Na Fazenda-Escola e o Hospital Veterinário da Ulbra Palmas conheceram os animais empalhados usados em estudos e atividades práticas pelos acadêmicos da instituição.

Segundo o professor e coordenador do colégio, Adjolf Roberto de Aguiar, a atividade representa um importante passo para que os alunos visualizem de forma concreta o que desejam seguir no futuro. “É o momento de oportunizar a profissão que eles vão seguir. A gente trabalha isso há mais de oito anos na escola e percebe que muitos alunos já saem do Ensino Médio com uma visão clara sobre o curso que querem fazer”, explicou.
Para muitos, o momento funcionou como um divisor de águas. “Ano passado, eu trouxe um aluno que dizia querer Medicina Veterinária, mas ao conhecer Agronomia mudou de ideia. Essas ações despertam o interesse e ajudam os estudantes a tomar decisões com mais segurança”, completou o coordenador.
Entre os estudantes, a experiência foi avaliada de forma positiva. Eli Sousa, de 16 anos, por exemplo, já tem um caminho em mente. “Achei muito boa à visita, pois está ajudando na escolha do curso. Pretendo fazer Administração, porque já trabalho com vendas desde os 14 anos e gosto de lidar com pessoas”, contou.

Já a estudante Isabella Araújo, de 17 anos, destacou como a vivência na faculdade tem contribuído para esclarecer suas dúvidas. “Estou achando interessante porque ainda não sei exatamente o que quero cursar. Tenho dúvida entre Odontologia e Estética, então essa experiência está ampliando minha visão e vai me ajudar a fazer uma escolha mais consciente”, afirmou.
A aluna Vanir Leide Pereira, de 19 anos, também aprovou a iniciativa. “Está sendo uma experiência muito boa. Conhecer de perto a área da Medicina me fez pensar em entrar na faculdade para poder cuidar melhor dos meus pais e da minha família. Estou aprendendo muito aqui".
Muito além da teoria
A visita contou ainda com momentos de interação com professores, demonstrações práticas nos laboratórios e um passeio final ao shopping, reforçando a importância da convivência e do bem-estar no processo educativo.
