Para proporcionar uma experiência imersiva de aprendizado, trocas e reconhecimento acadêmico, a Ulbra Palmas promoveu entre os dias 13 e 14 de maio, a IV Jornada Odontológica de Clínica Integrada de Adultos (JOCI). A programação do evento incluiu palestras, cirurgias demonstrativas, oficinas práticas e apresentações científicas e contou com a participação de acadêmicos, residentes e docentes da instituição.
A abertura oficial contou com a palestra “Sou dentista e agora? Construindo seu nome no mercado”, que estimulou reflexões sobre empreendedorismo e posicionamento profissional na Odontologia. “Aprofundamos conhecimentos sobre técnicas de sutura, exploramos a fotografia odontológica e vivenciamos uma cirurgia demonstrativa ao vivo, que superou as limitações do estudo teórico. Cada momento contribuiu de forma significativa para nossa formação”, destacou a residente Miriam Raquel de Sousa Brito Marinho.
A jornada também promoveu uma mesa-redonda com ex-residentes da instituição, que compartilharam experiências e trajetórias profissionais. “Foi extremamente inspirador. Ouvir quem já trilhou esse caminho nos motiva a perseverar com entusiasmo”, completou Miriam.
No campo científico, a JOCI recebeu 10 trabalhos acadêmicos, com destaque para aqueles produzidos a partir de projetos desenvolvidos na Clínica Escola da Ulbra. Os três melhores foram premiados. “Foi um momento muito importante porque conseguimos reunir, reconhecer e divulgar produções de TCCs que agora estão publicados nos anais da instituição”, explicou o coordenador interino do curso de Odontologia, o professor Marlon Benigno. “Essa jornada representa o casamento entre o que temos de melhor na residência e na graduação, valorizando a prática clínica e o protagonismo estudantil”, concluiu.
Com atividades distribuídas ao longo de dois dias, a IV JOCI reafirma o compromisso da Ulbra Palmas com uma formação acadêmica inovadora, crítica e alinhada às demandas reais da profissão. Além disso, consolida-se como espaço estratégico de visibilidade para o trabalho dos alunos e para o fortalecimento das conexões entre ensino, pesquisa e mercado.