A Ulbra Palmas, por meio da Liga Acadêmica de Urgência e Emergência (LAUE) do curso de Enfermagem, em parceria com o Conselho das Ligas Acadêmicas de Medicina (CONLIGA) realizou, no dia 24 de maio, o curso “Zona Vermelha”, uma capacitação voltada para temas essenciais da atenção em urgência e emergência. O evento reuniu 55 participantes cadastrados, sendo 36 de forma presencial.
A formação aconteceu das 8h às 14h, e contou com palestras e atividades práticas sobre avaliação com a Escala de Glasgow, reanimação cardiopulmonar (RCP), o XABCDE do Trauma (um mnemônico que padroniza o atendimento inicial ao paciente politraumatizado), cuidados com feridas e imobilizações, além de técnicas adequadas para transporte de pacientes. O curso foi ministrado por especialistas da área.
Para Laura Nicodemo, coordenadora da CONLIGA, a atividade representa um marco no fortalecimento da formação médica no Tocantins. “Organizamos esse evento com dois meses de antecedência para garantir a qualidade do conteúdo e da prática. Nosso objetivo é construir um curso que seja referência não só no Estado, mas em toda a região Norte. Essa capacitação, foi apenas a primeira que a CONLIGA trouxe para agregar no curso de medicina, podem esperar muito mais desse conselho!”, afirmou.
A diretora da LAUE, Ana Luiza Noleto Barros, também destacou a importância da iniciativa. “A Zona Vermelha proporcionou uma imersão nos principais procedimentos de atendimento emergencial, promovendo a integração entre os cursos da área da saúde e a vivência prática dos conteúdos discutidos em sala de aula. Essa troca é fundamental para a formação de profissionais mais preparados e conscientes do seu papel na sociedade".
A ação, coordenada pelas ligas acadêmicas, evidencia o compromisso da Ulbra Palmas com a formação integral de seus alunos, valorizando o protagonismo estudantil na realização de eventos formativos e a excelência que vai além da sala de aula.