Acadêmico de Psicologia palestra sobre Judiciário Inclusivo

A ação reforça a importância da formação de profissionais comprometidos com a inclusão, justiça social e os direitos humanos

Por Karoliny Santiago - Jornalista – Palmas-TO
16/06/2025 • Atualizado em 16/06/2025 17:59

O acadêmico de Psicologia da Ulbra Palmas, Adhemar Chúfalo Filho, participou como palestrante de um evento promovido pelo Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO). Com o tema "Judiciário Inclusivo", o juiz aposentado conduziu reflexões profundas sobre as barreiras invisíveis que ainda limitam a plena participação de pessoas com deficiência na sociedade.

Com mediação do juiz auxiliar da Presidência do TJTO, Arióstenis Guimarães Vieira, a palestra de abertura trouxe à tona o conceito de acessibilidade atitudinal, já reconhecido na Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) como uma das dimensões essenciais da inclusão. Segundo Adhemar, a inclusão vai além de estruturas físicas como rampas e elevadores — ela exige mudança de comportamentos, atitudes e da forma como enxergamos o outro.

“Muito da acessibilidade atitudinal depende de nossas reflexões, de pararmos três minutos por dia e nos perguntarmos: o que eu fiz hoje? Como foi o meu dia? Agi corretamente? O que posso fazer para melhorar?”, destacou o palestrante.

Durante sua fala, o juiz aposentado e acadêmico da Ulbra Palmas também abordou o capacitismo como uma forma de exclusão social. Ele defendeu a importância do uso da linguagem inclusiva, do acolhimento e da escuta ativa como pilares fundamentais para a construção de ambientes mais justos, empáticos e igualitários.

“Contribuir para o debate sobre acessibilidade e inclusão no sistema de justiça promove reflexões que ultrapassam os limites das instituições. Estar nesse espaço é reconhecer a importância da escuta ativa, da interdisciplinaridade e do compromisso ético com os direitos humanos”, afirmou.

A presidente do TJTO, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, reforçou o posicionamento institucional: “A acessibilidade é um valor institucional importante, porque visa facilitar o acesso do cidadão à Justiça, promovendo a inclusão e a participação de todos, independentemente de suas condições".

Compromisso com a acessibilidade

A ULBRA Palmas mantém diversas iniciativas voltadas à inclusão, tanto no ambiente acadêmico quanto na comunidade em geral. O Núcleo de Atendimento ao Estudante (Alteridade) oferece suporte personalizado aos alunos, enquanto eventos como a Semana da Acessibilidade promovem conscientização sobre os direitos das pessoas com deficiência.

Além disso, a instituição desenvolve projetos de inclusão digital, bem como ações sociais nas áreas de educação, saúde, meio ambiente e cidadania. Essas iniciativas reforçam o compromisso da ULBRA em formar profissionais sensíveis às questões sociais e preparados para atuar com responsabilidade, ética e empatia.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento