Hospital Veterinário Ulbra Palmas é referência no cuidado a silvestres

Mais de 28 espécies foram atendidas através da parceria com o Naturatins

Por Dalvanilde Serra - Jornalista – Palmas-TO
26/08/2025 • Atualizado em 26/08/2025 15:01

A Universidade Luterana do Brasil – Ulbra Palmas reafirma sua vocação comunitária e cientifica ao transformar vidas também fora das salas de aula. Somente no primeiro semestre de 2025, o Hospital Veterinário (HV) prestou atendimento a 63 animais silvestres, pertencentes a 28 espécies diferentes, entre aves, mamíferos e répteis – resgatados pelo Centro de Fauna do Tocantins (CEFAU).

De acordo com o relatório da instituição, as aves representam 50,79% dos casos atendidos, com destaque para a Arara Canindé, com 14 ocorrências. Já os mamíferos somaram a 46,03% dos atendimentos, incluindo espécies emblemáticas como tamanduá-bandeira, bugio, macaco-prego e jaguatirica. Os répteis somaram 3,17%, entre eles iguanas e jabutis.

Para o diretor do HV Ulbra Palmas, Danton Burguer, a atuação do hospital é exemplo de como a instituição conecta ensino, pesquisa e extensão a causas de relevância social e ambiental. “O atendimento aos animais silvestres é custeado por meio de uma parceria e trata-se de um gesto que une formação acadêmica de qualidade, produção científica e compromisso com a preservação da vida, fortalecendo nossa identidade como universidade confessional e comunitária”, destacou.

O trabalho é realizado em parceria com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio do Centro de Fauna do Tocantins (CEFAU), órgão responsável pelo resgate e encaminhamento dos animais. “A colaboração com a universidade fortalece nossa capacidade de atendimento aos animais silvestres. Quando o CEFAU não dispõe de recursos imediatos — seja por falta de equipamentos específicos, equipe disponível ou necessidade de procedimentos mais complexos — a universidade entra como um apoio essencial, oferecendo infraestrutura, profissionais especializados e alunos em formação. E essa troca traz benefícios em diferentes níveis tanto para os animais, garantindo atendimento rápido e de qualidade, aumentando as chances de recuperação e reintrodução na natureza”, disse a médica veterinária e coordenadora do CEFAU, Mayumi Matuoca.

Compromisso consolidado

Além da infraestrutura disponibilizada, o HV conta com a dedicação de médicos veterinários, residentes e acadêmicos voluntários, que encontram nos atendimentos uma oportunidade única de aprendizado prático e desenvolvimento humano.

A médica veterinária Eduarda Mansour, integrante da equipe, relembra o caso da Arara Canindé que chegou ao hospital em estado grave na última terça-feira, 19: “A ave apresentava uma fratura antiga e se automutilava devido à dificuldade de apoio. Após avaliação e exames, optamos pela amputação do membro comprometido e pela implantação de uma prótese osseointegrada. O procedimento foi realizado em parceria com especialistas e o animal segue recebendo acompanhamento clínico e cuidados pós-operatórios. Esse tipo de atuação nos motiva, pois mesmo quando a reintegração à natureza não é possível, garantimos a integridade e a qualidade de vida desses animais”, explica.

O Hospital Veterinário se consolida como referência no atendimento a animais silvestres no Tocantins, transformando realidades e formando profissionais comprometidos com a vida em todas as suas formas.
 

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento