Ulbra Palmas participa da 2ª edição do Mutirão Pop Rua Jud

Acadêmicos e docentes reforçam compromisso social da instituição

Por Karoliny Santiago - Jornalista – Palmas-TO
12/09/2025 • Atualizado em 12/09/2025 16:16
A parceria envolveu acadêmicos e professores de diversos cursos

A Ulbra Palmas esteve presente, nesta sexta-feira (12), na 2ª edição do Mutirão Pop Rua Jud, promovido pelo Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO). O evento foi realizado na Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, em Palmas, e contou com a oferta de atendimentos gratuitos em nove áreas essenciais, entre elas saúde, documentação, acesso à Justiça, assistência social, bem-estar, serviços veterinários, apoio solidário e lazer.

Neste ano, a faculdade participou com o envolvimento voluntário de acadêmicos e professores dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Medicina, Medicina Veterinária, Estética e Cosmética e Direito.

Para o reitor da Ulbra Palmas, Marcelo Muller, a iniciativa reforça a missão comunitária da instituição. “É com esse propósito que os nossos cursos da área da saúde estão envolvidos, juntamente com o curso de Direito, para colaborar com essa ação tão bonita do TJTO, que reverte em benefícios para a sociedade. Será uma bela oportunidade de nos envolvermos em ações coletivas pelo bem-estar das pessoas”, destacou.

"Como coordenadora do curso de Enfermagem e assessora acadêmica do curso de Medicina, considero muito significativa a participação conjunta dos nossos alunos nessa iniciativa vinculada à Política Judiciária de Atenção à Pessoa em Situação de Rua. Nossos acadêmicos têm a oportunidade de prestar atendimentos de saúde, como imunização, aferição de sinais vitais e consultas médicas, entre outros, levando cuidado, acolhimento e dignidade a essa população em situação de vulnerabilidade. Mais do que uma experiência prática, trata-se de um exercício de cidadania e de compromisso social, que fortalece a formação acadêmica e humana dos futuros profissionais da saúde, ao mesmo tempo em que reafirma o compromisso da nossa instituição de ensino com a promoção da equidade em saúde e o fortalecimento de políticas públicas inclusivas”, disse a Margareth Amorim dos Santos.

O coordenador do curso de Estética e Cosmética, Marlon Benigno, também ressaltou a relevância da participação acadêmica: “Participar de um evento como o Pop Rua Jud é fundamental para a formação das alunas, para que elas compreendam que a promoção e a recuperação em saúde também ocorrem junto a populações marginalizadas da nossa comunidade, não apenas entre aqueles que buscam os serviços em nossas clínicas. Esse atendimento, portanto, é essencial para a capacitação delas no que tange à formação integral em saúde e no atendimento à comunidade em seus diversos contextos”, afirmou.

"No Pop-Rua a Biomedicina realizou as atividades de tipagem sanguínea e dosagem de glicemia. A nossa participação no evento é muito importante para que os nossos alunos possam vivenciar na prática aquilo que muitas vezes só discutimos em sala de aula, como as desigualdades no acesso a saúde e as lacunas que ainda existem para populações em situação de vulnerabilidade. Encontramos pessoas que nem sabiam que existem diferentes tipos de sangue, o que evidencia o quanto é essencial levar informação e cuidado. O nosso curso, com ações simples, levou conhecimento científico conectado à realidade, contribuindo para fazer a diferença na vida dessas pessoas", disse a coordenadora-adjunta do curso de Biomedicina,Ana Ilian Santos.

Quem recebeu o atendimento também destacou a importância da ação. “É algo muito benéfico para a população, principalmente para pessoas em situação de rua ou em vulnerabilidade social. É um trabalho necessário, viável e com grande demanda, especialmente nas áreas periféricas de Palmas, onde a necessidade é ainda maior. Fico maravilhada com essa iniciativa e espero que tenha continuidade, porque a população realmente precisa. Estão todos de parabéns”, afirmou a assistente social Ana Paula Guimarães.

 

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento