A Ulbra Palmas celebra, em 2025, seus 33 anos de história no Tocantins. Ao longo de mais de três décadas, a instituição já formou 15.795 profissionais, que hoje atuam em diferentes áreas do conhecimento dentro e fora do Brasil, sendo reconhecidos pela formação de excelência. Atualmente, são quase 5 mil alunos matriculados e um corpo docente de 167 professores, que reforçam o compromisso de unir ensino de qualidade, pesquisa, extensão e impacto social.
Mais do que números, a Ulbra Palmas se destaca pelas histórias de transformação que nasceram em seus corredores. O senhor Otávio Dias, de 60 anos, é paciente do curso de Fisioterapia no Núcleo de Atendimento à Comunidade (NAC) e compartilha sua conquista após um AVC: "Eu cheguei aqui em uma cadeira de rodas, sem conseguir me mover ou falar. Hoje já ando com andador e recuperei minha fala. Agradeço à Ulbra e a Deus por tudo que reconquistei".
Para o coordenador de Fisioterapia, Fernando Mendonça, relatos como esse mostram a importância da formação prática aliada ao cuidado humano. "Muitos chegam sem esperança e saem reabilitados para a vida cotidiana. Isso é gratificante tanto para os pacientes quanto para os alunos em formação".
Impacto em diferentes áreas
A Ulbra Palmas oferece serviços que beneficiam diretamente a comunidade. Apenas em 2025, o curso de Odontologia realizou mais de 4.600 atendimentos, envolvendo comunidades menos assistidas. Para a coordenadora Tássia Borges, esse papel vai além do consultório: "A Odontologia da Ulbra Palmas continuará sendo referência, unindo educação de excelência e impacto social, atendendo comunidades diversas, inclusive as indígenas, nas quais somos destaque no Tocantins".
Na extensão social, a Ulbra também marca presença em iniciativas como o Pop Rua Jud, que leva atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade, e projetos comunitários como o realizado na Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, em setembro. "É algo muito benéfico para a população, principalmente para pessoas em situação de rua ou em vulnerabilidade social. É um trabalho necessário, viável e com grande demanda, especialmente nas áreas periféricas de Palmas, onde a necessidade é ainda maior. Fico maravilhada com essa iniciativa e espero que tenha continuidade, porque a população realmente precisa. Estão todos de parabéns", disse a assistente social Ana Paula Guimarães.
Outro exemplo é a parceria com os Torrãozeiros do Parque do Cantão. Moradora da região desde 1981, Maria Ribeiro Basilho emocionou os participantes com seu relato. "Sou filha de lavrador, e aqui é minha paz. Mesmo com dificuldades, não penso em sair. Aprendi sobre compostagem e vi que posso melhorar a terra do meu quintal. Essa troca com a professora Conceição foi muito importante".
Já o Serviço de Assistência Jurídica (SAJULP) atendeu 273 pessoas no último semestre, garantindo acesso à justiça para quem não pode pagar.
Um futuro de horizontes ampliados
Em 2024, a instituição deu início ao curso de Medicina, sonho antigo que tem se tornado realidade, fortalecendo a presença e referência da instituição na área da saúde. Com seus professores + preceptores, o sentimento também é compartilhado pelos acadêmicos, como é o caso de Mayara Abreu: "Pra mim é uma honra realizar meu sonho de cursar Medicina na instituição que é referência em formação de profissionais na área da saúde! Me sinto orgulhosa de carregar no peito, onde vou: Medicina Ulbra Palmas".
Para o reitor Marcelo Müller, os resultados são fruto de um compromisso renovado a cada ano. "Cada colaborador, cada professor e cada estudante faz a diferença nesta linda história. Nossa estrutura física nos diferencia pelo suporte importantíssimo às práticas profissionais desde o primeiro período, mas somos formados por pessoas que transformam pessoas. Gratidão às pessoas que fazem desta instituição pioneira a melhor instituição privada do estado. Nosso compromisso continuará sendo acolher sonhos e, através da educação, transformar realidades que permitam o desenvolvimento do Tocantins".
Já a diretora acadêmica Parcilene Brito destaca o papel transformador da universidade: "Celebrar os 33 anos da Ulbra Palmas é reconhecer a dedicação dos professores, valorizar as conquistas dos egressos e renovar a inspiração dos alunos que hoje constroem sua história. É um passado de pioneirismo, um presente de qualidade e um futuro de horizontes ampliados".
Educação, pesquisa e conhecimento
A Biblioteca Martinho Lutero, com mais de 114 mil itens, é o maior acervo do Tocantins. Para a coordenadora Thaís Fernandes, o espaço vai além dos livros. "Aqui gerenciamos conhecimento para o presente e o futuro, sem esquecer o passado. Há livros para toda a vida e livros para momentos, e estamos aqui para ambos".
Na Agronomia, a participação em eventos como a Agrotins reforça a pesquisa e inovação no agronegócio tocantinense. Para o egresso Moisés Maciel, atual secretário de Agricultura de Rio Sono (TO), o grande diferencial da Ulbra é o ensino prático aliado à participação em eventos: "Desde o primeiro semestre já temos matérias com aulas práticas, que realmente nos preparam para o mercado de trabalho. Além disso, a Ulbra sempre incentiva os acadêmicos a participarem de feiras e seminários, como a Agrotins, criando oportunidades de networking com profissionais e autoridades do setor. Isso faz muita diferença na formação".
Com histórias que unem ensino, comunidade e inovação, a Ulbra Palmas reafirma, ao celebrar seus 33 anos, o compromisso de seguir crescendo junto com o Tocantins, formando profissionais de excelência e fortalecendo sua vocação comunitária.