Biblioteca Martinho Lutero homenageia usuários na Semana Nacional do Livro

Atividade buscou incentivar a leitura e valorizar o espaço da instituição

Por Karoliny Santiago - Jornalista – Palmas-TO
15/12/2025
Fernanda Brito de Abreu, do curso de Arquitetura e Urbanismo, realizou 11 reservas da sala de vídeo.

 

Para incentivar a leitura, valorizar o acesso à informação e destacar o papel essencial das bibliotecas no processo de formação, a Biblioteca Martinho Lutero, da Ulbra Palmas, promoveu, nos dias 27 e 28 de outubro, uma ação especial de reconhecimento aos seus usuários mais assíduos. Com base nos relatórios de empréstimos de chaves, da sala de leitura e da sala de vídeo, foram entregues certificados de destaque em quatro categorias, premiando discentes e docentes que mais utilizaram os espaços e recursos oferecidos.

De acordo com a coordenadora da biblioteca, Thaís Fernandes, o principal objetivo da ação foi mostrar à comunidade acadêmica que a biblioteca é um ambiente de construção coletiva do conhecimento. "A ideia nasceu de observar o uso da biblioteca por discentes, docentes e visitantes, e perceber o vínculo deles com a equipe. Diariamente ouvimos comentários sobre o quanto o espaço é amplo, aconchegante e propício à concentração. Muitos alunos passam horas dedicados ao aprendizado, e professores trazem suas turmas para conhecer o acervo e o ambiente. Existimos porque nossos consulentes reconhecem a importância desse espaço para a formação, o ensino e o aprendizado", destacou Thaís.

A coordenadora também ressaltou que o reconhecimento vai além de uma homenagem simbólica. "Não é um reconhecimento simples ou de fachada. É uma forma de expressar nossa alegria em ver o espaço sendo utilizado, e de reforçar que nossos esforços em manter um ambiente agradável e produtivo retornam em forma de resultados acadêmicos. Certificar nossos destaques é reconhecer que eles importam muito e que estamos aqui como uma ponte para o conhecimento", completou.

A professora e coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Camila de Queiroz Pimentel Lopes, foi uma das homenageadas. Ela recebeu o certificado de Docente Destaque por incentivar o uso da biblioteca, registrando quatro reservas e 73 acessos por parte de seus alunos. "A biblioteca da Ulbra Palmas oferece um espaço excelente para a realização de aulas com consulta, além de um acervo completo. É muito importante levar os alunos a aproveitar o que a instituição oferece, ensinando onde está o acervo do curso e incentivando o contato com o livro físico", afirmou.

Camila também destacou a importância de reaproximar os estudantes dos livros impressos. "Com os meios digitais, muitos alunos acabam perdendo o hábito da pesquisa em livros físicos, confiando em informações nem sempre confiáveis na internet. Por meio das aulas na biblioteca, pude ensinar como realizar buscas práticas e apresentar obras fundamentais para a formação", disse.

Thaís Fernandes reforçou ainda que inserir o uso da biblioteca na rotina é um desafio contemporâneo, mas possível."O mundo está cheio de estímulos, e a biblioteca continua sendo um espaço de foco e concentração. Às vezes, 15 ou 25 minutos de leitura por dia já fazem diferença --- é tempo suficiente para avançar em um livro ou revisar conteúdos de aula. Por isso, a biblioteca funciona em horários ininterruptos, para que nossos estudantes possam aproveitar esse ambiente acolhedor e inspirador", explicou.

Reconhecimento em quatro categorias

A ação certificou alunos e professores em quatro categorias: Discente Destaque, Docente Destaque (Incentivo ao Discente), Docente Destaque (Uso da Sala de Leitura) e Engajamento Acadêmico.

-Certificado de Discente Destaque: reconheceu os estudantes com maior número de acessos e horas de estudo na biblioteca entre janeiro e outubro de 2025.

Yasmin Gabrieli Melo da Silveira -- 55 registros e 201h22min de estudo (Engenharia Civil)

Layane Lima Cardoso -- 50 registros e 119h14min de estudo (Direito)

Thiago Francisco Tontini -- 37 registros e 146h30min de estudo (Medicina)

-Certificado de Docente Destaque -- Categoria Incentivo ao Discente

Camila de Queiroz Pimentel Lopes, do curso de Arquitetura e Urbanismo, com 4 reservas e incentivo a 73 registros de acesso por discentes.

-Certificado de Docente Destaque -- Categoria Uso da Sala de Leitura

Fernanda Brito de Abreu, do curso de Arquitetura e Urbanismo, com 11 reservas da sala de vídeo.

-Certificado de Engajamento Acadêmico: Reconheceu os alunos com maior número de reservas e tempo de estudo em grupo nas salas de vídeo.

Ruthe Vezetiv da Silva Souza -- 17 reservas e 56h57min de estudo em grupo (Medicina)

Sangela Alves da Cruz -- 13 reservas e 40h50min de estudo em grupo (Medicina)

Ana Luiza Coelho de Oliveira -- 9 reservas e 15h19min de estudo em grupo (Medicina)

-Certificado Dedicação ao Saber - para visitantes

1º Lugar, 116 registros de acesso e 1006 horas e 50 minutos

2º Lugar, 44 registros de acesso e 142 horas e 56 minutos

3º Lugar, 43 registros de acesso e 112 horas e 26 minutos

 

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento