Formação pedagógica do docente abre Semana Pedagógica 2026

Direção acadêmica apresenta novo modelo de avaliação do MEC

Por Karoliny Santiago - Jornalista – Palmas-TO
03/02/2026

A nova forma de avaliação dos cursos superiores realizada pelo Ministério da Educação (MEC) foi o tema da palestra de abertura da Semana Pedagógica 2026 da Ulbra Palmas e Ulbra Medicina Palmas. O encontro, realizado no auditório central da instituição, reuniu reitoria, pastoral, coordenações e docentes de todos os cursos do campus.

A programação começou com uma mensagem de acolhimento e reflexão conduzida pelo capelão Lucas Prando, que destacou a importância do apoio coletivo e da confiança em Deus diante dos desafios da jornada acadêmica. “A gente tenta resolver tudo sozinho, coloca um farol alto e tenta enxergar sozinho o que vai estar adiante, mas na verdade o que nós precisamos mesmo é luz suficiente para enxergar onde realmente estamos, e isso nos coloca em segurança”, afirmou.

O ponto central do evento foi à apresentação da diretora acadêmica, a professora doutora Parcilene Brito, que detalhou as mudanças no processo de avaliação externa dos cursos superiores. O novo modelo deixa de ter caráter pontual e passa a ser cíclico, analítico e contínuo, com foco nas evidências reais de formação dos estudantes. “A Semana de Planejamento é um momento estratégico para organizarmos as aulas que terão início em 9 de fevereiro, alinharmos institucionalmente os planos de ensino e consolidarmos as práticas acadêmicas do semestre. Nesta abertura, apresentei as mudanças no processo de avaliação in loco, destacando o novo caráter cíclico do modelo e a ênfase na efetividade formativa, especialmente na quarta dimensão”, explicou.

O que muda na nova avaliação

Diferente do modelo anterior, que funcionava como uma “fotografia” do curso no momento da visita dos avaliadores, a nova proposta do MEC analisa a trajetória do curso ao longo do tempo. Agora, não basta comprovar que estruturas e documentos existem — é necessário demonstrar continuidade, coerência e evolução.

A avaliação passa a considerar a integração entre dados de desempenho (como Enade), indicadores de permanência, resultados de aprendizagem, práticas acadêmicas, extensão, atuação docente e coerência entre o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e a prática real. Outra mudança estrutural é que as visitas passam a ocorrer obrigatoriamente a cada três anos e serão organizadas por áreas do conhecimento, conforme a classificação CINE Brasil.

Impactos na prática docente

As mudanças também atingem diretamente a forma de avaliar os estudantes. A proposta é priorizar avaliações processuais, contextualizadas e que evidenciem a mobilização do conhecimento, e não apenas a reprodução de informações — especialmente em um cenário em que ferramentas de inteligência artificial tornam o acesso às respostas cada vez mais imediato.

“O encontro permitiu situar o corpo docente diante desse novo cenário e foi encerrado com a reafirmação de que a efetividade da nova avaliação dependerá do reconhecimento de que o papel do professor é essencial em todas as dimensões analisadas”, destacou a diretora.

Expectativas para o semestre

Para a professora doutora Hareli Cecchin do curso de Psicologia, o semestre letivo já começa alinhado a esse novo contexto. “Os acadêmicos podem esperar um semestre organizado em consonância com as novas diretrizes de avaliação do MEC, com foco em uma formação sólida, crítica e atual. As aulas irão integrar recursos tecnológicos ao processo de ensino-aprendizagem, promover reflexões sobre o uso ético da inteligência artificial na Psicologia e adotar formas de avaliação mais processuais, que valorizam o desenvolvimento contínuo dos estudantes ao longo do semestre”, afirmou.

"2026 será um ótimo ano para os alunos das áreas de Medicina Veterinária e Agronomia, se adaptarem às mudanças tecnológicas, desenvolverem habilidades técnicas e assim estarem prontos para os desafios do mercado de trabalho. A Ulbra Palmas espera por vocês", disse a professora mestra do curso de Medicina Veterinária, Rayane Henrique Santana.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento