Para fortalecer parcerias e debater os caminhos da formação do médico-veterinário no Tocantins, a Ulbra Palmas recebeu, nesta terça-feira (3), o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Tocantins (CRMV-TO), Antônio Caminha. A reunião contou com a presença da coordenação do curso de Medicina Veterinária e de representantes do Hospital Veterinário da instituição (HVET).
Durante o encontro, foram discutidos os serviços prestados à comunidade, a formação prática dos acadêmicos e o programa de residência, que atualmente recebe profissionais de diversas regiões do país.
Para o reitor da Ulbra Palmas, Marcelo Müller, a visita reforça o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela instituição no estado. "É uma alegria recebermos o presidente do CRMV Tocantins em nossa instituição, que é referência na prestação de serviços voltados ao bem-estar animal. Além do curso de Medicina Veterinária, contamos com uma estrutura completa de acolhimento e atendimento às demandas da sociedade. Estamos reorganizando espaços, horários de atendimento e dando continuidade às parcerias com o CEFAU e o Naturatins, que qualificam ainda mais a experiência e vivência dos nossos acadêmicos e residentes. Nossa gratidão pela visita e pela aproximação com o trabalho sério realizado pelo Conselho no estado", destacou.
O presidente do CRMV-TO, Antônio Caminha, avaliou o encontro como produtivo e ressaltou a importância do diálogo entre as instituições. "A reunião foi muito produtiva. O diálogo é sempre no sentido de melhorar a comunicação, trazer mais segurança para a sociedade e qualificar as atividades das instituições. Um dos pontos discutidos foi o programa de residência da Ulbra Palmas, que apresenta um funcionamento muito positivo e contribui para o desenvolvimento profissional e para a ampliação de oportunidades na Medicina Veterinária no nosso estado", afirmou.
A coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Ulbra Palmas, Gabriela Fachine, também ressaltou a relevância da parceria com o Conselho. "É de extrema importância, enquanto curso, contar com o apoio do Conselho, que além de ser um órgão orientador e fiscalizador, compartilha conosco o objetivo de aprimorar a formação dos profissionais que serão inseridos no mercado de trabalho", pontuou.
Responsável pela residência clínica e cirúrgica de pequenos animais do HVET, Luna Girão destacou que a aproximação fortalece a qualidade da formação oferecida. "Essa reunião teve grande importância porque conseguimos alinhar expectativas com o CRMV Tocantins e fortalecer vínculos, sempre dentro dos princípios éticos da profissão. Essa relação contribui diretamente para a qualidade dos profissionais que formamos, tanto na graduação quanto na especialização, que foi um dos focos do encontro", concluiu.