Clique no título para visualizar os detalhes.
  • Projeto: Gestão de conhecimento baseada em redes sociais Web.
    Data de Vigência: Março a Dezembro de 2014
    Curso Proponente: Ciência da Computação e Sistemas de Informação
    Pesquisador: Dr°. Edeilson Milhomem da Silva
    Bolsistas: Haroldo Fernando Fritsch e Ranyelson Neres Carvalho
    Voluntários: Gabriel Vaz Aires e Jhonatan Silva Mota
    Pesquisador: Msc. Jackson Gomes de Souza
    Voluntário: Pedro Henrique Gomes Camargo
    Pesquisadora: Msc. Parcilene Fernandes de Brito
    Bolsista: Gilstéfany Lorrana F. de Oliveira
    Voluntário: Ítalo Nedilson da Silva Sousa
    Resumo: As organizações, independente da natureza de atuação, estão constantemente buscando alternativas para se tornarem mais competitivas e com custos cada vez menores. Uma organização competitiva possui uma fatia de mercado satisfatória, clientes e colaboradores satisfeitos, eficiente capacidade de converter seus insumos em produtos; produtos de qualidade; produtos a preços acessíveis, dentre outros. A competitividade destas organizações tem relação direta como o conhecimento que é gerado por elas é organizado e gerido, para isso podem ser utilizadas ferramentas automatizadas que podem estabelecer filtro de informações relevantes pra um determinado contexto, problema ou pessoa (e.g. sistemas de recomendação), um dos propósitos deste projeto. Além disso, em casos em que as organizações tenham seus clientes e precisem entender um pouco dos sentimentos que seus clientes têm sobre seus produtos/serviços oferecidos, podem ser utilizadas alternativas computacionais baseadas em aprendizagem de máquina para esta análise de sentimento, outro objetivo do presente projeto. E como alternativa para enriquecer este processo de análise de sentimento e recomendação, podem ser utilizadas técnicas de análises de redes sociais, que são utilizadas para apoiar análises complexas em ambientes virtuais baseados em redes sociais explícitas ou implícitas para a identificação de determinados comportamentos das pessoas no ambiente.
  • Projeto: Kinect e qualidade de vida: teoria e prática junto a diferentes grupos populacionais.
    Data de Vigência: Março a Dezembro de 2014
    Curso Proponente: Ciência da Computação e Sistemas de Informação
    Pesquisador: MSc. Pierre Soares Brandão
    Bolsistas: Ruan Pedro Francisco D. A. Pimentel e Stephanie Tamarozzi Lima
    Voluntária: Michelle Sales Zukowski
    Pesquisador: MSc. Fabiano Fagundes
    Bolsistas: Gabriel do Couto Gusmão de Paula e Gleyson Rocha Moura
    Pesquisador: MSc. Fernando Luiz de Oliveira
    Voluntário: Alisson Melo de Santos
    Resumo: Propõe-se um projeto guarda-chuva contemplando subprojetos com o objetivo de conhecer a influência da utilização do Kinect na Qualidade de Vida e em fatores associados a esta em diferentes grupos populacionais, bem como, propor, implementar e avaliar a utilização de aplicativos para o Kinect voltados a este fim.
  • Projeto: Agrobiodiversidade e caracterização ambiental dos reassentamentos rurais da usina hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, no estado do Tocantins.
    Data de Vigência: Março a Dezembro de 2014
    Curso Proponente: Ciências Biológicas
    Pesquisadora: Dra. Conceição Aparecida Previero
    Bolsistas: Filipe Cabral Lima Ferreira, João Guilherme Pereira Teixeira e Raike Peres Carneiro
    Voluntários: Lucivania de Sousa Santos, Tatiana Gomes César, Daniella Martins Pimenta e Jaqueline Ferreira de Sousa
    Resumo: O projeto “Agrobiodiversidade e caracterização ambiental dos reassentamentos rurais da usina hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães - UHE, no Estado do Tocantins” busca desenvolver processos participativos de aprendizagem, de ação e de mudança nas famílias agricultoras dos 12 (doze) reassentamentos rurais atingidos pela Usina Hidreletrica Luis Eduardo Magalhães, sendo eles: Boa Sorte, Canto da Serra, Projeto 2000, Mundo Novo, Brejo Alegre, Córrego Prata, Flor da Serra, Luzimangues, Mariana, Olericultores, Pinheirópolis Rural e São Francisco de Assis, totalizando 363 famílias. Será implantado o primeiro Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica (NEA) do Estado do Tocantins.
  • Projeto: Regulamentação internacional da utilização de células-tronco embrionárias para fins de pesquisa e terapia: estabilidade bioética e jurídica.
    Data de Vigência: Março a Dezembro de 2014
    Curso Proponente: Direito
    Pesquisador: MSc. Gustavo Paschoal Teixeira de Castro Oliveira
    Bolsista: Gustavo Barbosa Alves
    Voluntários: Maiely Ana Reis Aguiar e Rayssa Rossana Reinaldo Leão
    Resumo: O projeto tem por finalidade analisar questões atinentes à possibilidade ou impossibilidade de regulamentação internacional da utilização de células-tronco embrionárias para fins de pesquisa e terapia, com abordagem bioética (respeito aos princípios bioéticos da autonomia, beneficência, não-maleficência e justiça) e jurídica, buscando tratar da proteção à pessoa e à saúde humana.
  • Projeto: Ensino jurídico em Palmas – Tocantins (triênio 2011/2013): (des) construção do saber – da qualidade à quantidade?
    Data de Vigência: Março a Dezembro de 2014
    Curso Proponente: Direito
    Pesquisador: MSc. Gustavo Paschoal Teixeira de Castro Oliveira
    Voluntários: Danyel Bezerra Mendes e Tainara Silva Dias
    Resumo: O projeto tem por objetivo tratar de questões atinentes ao ensino jurídico, de uma forma especial no que tange à Cidade de Palmas, capital do Estado do Tocantins, mais novo Estado-Membro da República Federativa do Brasil, criado a partir da Promulgação da República Federativa do Brasil de 1988. Terá por finalidade analisar questões prementes sobre a qualidade e quantidade de Cursos de Direito ofertados, o que possibilitará um estudo analítico, crítico e avaliativo dos Cursos oferecidos em Palmas/TO, considerando o triênio 2011-2013.
  • Projeto: Redes de colaboração em prol do empreendedorismo e da inovação no estado do Tocantins.
    Data de Vigência: Março a Dezembro de 2014
    Curso Proponente: Administração
    Pesquisadora: Dra. Ângela Ruriko Sakamoto
    Bolsistas: Myssma Samay Rodrigues Chaves, Matheus Lima de Abreu e Jéssica Minuzzi Arnuti
    Voluntários: Cristiano Rodrigues, Fernanda Fonseca Lima, Carlos Henrique Xavier Araújo, Meyrelene de Jesus Pereira Dias e Agelles Alves Arraes
    Resumo: Este projeto de pesquisa visa ser um programa guarda-chuva para acomodar os diferentes interesses de pesquisa associados às redes de colaboração para os cursos de graduação de Administração, Engenharia Civil, Engenharia de Minas e Ciências Contábeis. A primeira fase do projeto consiste em estudo do referencial teórico mencionado e as pesquisas recentes no tema de forma que um protocolo de pesquisa seja elaborado, testado e revisado. Assim esse protocolo poderá ser usado para explorar as diferentes interações na rede, sendo aplicado em cada interação onde o NEI esteja envolvido. Uma vez validado o protocolo este poderá ser replicado e melhorado por diferentes grupos de pesquisa que compartilhem o mesmo interesse.
  • Projeto: Ativos imobilizados do setor público: mensuração inicial a valor justo e redução a valor recuperável (NBC T 16.10).
    Data de Vigência: Março a Dezembro de 2014
    Curso Proponente: Ciências Contábeis
    Pesquisadora: Dra. Cássia Regina de Lima
    Bolsistas: Glaucia Moreira Alves e Lucas Jorge de Sousa
    Voluntários: Odair Marioti e Roberto Leite de Ataíde
    Resumo: O presente trabalho busca discutir sobre o processo de avaliação e mensuração dos ativos imobilizados seguindo as novas normas de contabilidade aplicadas ao setor público. Para tanto, utilizar-se-á da pesquisa bibliográfica e documental. Será realizada análise comparativa referente aos procedimentos de avaliação e mensuração dos bens do setor público, segundo o disposto nas Normas Brasileiras de Contabilidade (NBCASP), no Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público (MCASP) e nas International Public Sector Accounting Standards (IPSAS); com os procedimentos adotados pelos agentes públicos das prefeituras do Estado do Tocantins. A importância desse estudo reside na contribuição para o entendimento de como realizar os procedimentos necessários à evidenciação adequada dos bens públicos, tendo em vista a nova normatização, bem como devido à importância que esse grupo de ativo representa no conjunto total do patrimônio público e para a tomada de decisão.
  • Projeto: Caracterização de argilas da região da bacia de Santo Antônio no munícipio de Gurupi, Tocantins.
    Data de Vigência: Março a Dezembro de 2014
    Curso Proponente: Engenharia de Minas
    Pesquisadores: MSc. Daniel Setti e MSC. Rodrigo Meirelles Mattos Rodrigues
    Bolsistas: João Pedro Costa Pereira e Vinicius Moreira Cirqueira
    Voluntários: Fábio da Cunha e Marcos André de Jesus Lima
    Resumo: O projeto tem como objetivo principal desenvolver um estudo sobre a produção de conjuntos sistematizados de dados (mapas e fichas com localização, infraestrutura, características e estimativas de volume das jazidas, equipamentos requeridos, usos e produtos potenciais) além da caracterização e discussão dos impactos das atividades ceramistas sobre o meio ambiente com sugestões para sua mitigação, elaboração do mapa de potencial de argila para a área de estudo e elaboração de um SIG sobre as argilas do município de Gurupi.
  • Projeto: Levantamento de ocorrência de Latanídios na região de Jaú do Tocantins.
    Data de Vigência: Março a Dezembro de 2014
    Curso Proponente: Engenharia de Minas
    Pesquisadores: MSC. Daniel Setti e MSC. Rodrigo Meirelles Mattos Rodrigues
    Bolsista: Louhanne Christine Milhomem Paz
    Voluntários: Camila Guimarães da Silva, Luis Carlos Garcia Lobato, Jânio Soares Leal Junior, Cristiane Melo Alves e Caio Esteves Manzoni
    Resumo: O projeto tem como objetivo principal desenvolver um estudo sobre a produção de conjuntos sistematizados de dados (mapas e fichas com localização, infraestrutura, características e estimativas de volume das jazidas, equipamentos requeridos, usos e produtos potenciais) O estudo envolverá análises petrográficas, análises geoquímicas, análises de classificação, análise de caracterização física e química das mesmas.
  • Projeto: Integração da remoção eletrolítica da produção primária de alumínio na tecnologia de reciclagem do alumínio (IEPALT).
    Data de Vigência: Março a Dezembro de 2014
    Curso Proponente: Engenharia de Minas
    Pesquisador: Dr. Erwin Francisco Tochtrop Junior
    Bolsista: Rosana Ferreira da Silva
    Voluntários: Isadora Tomaz Marques e Mariane Aparecida de Faria
    Resumo: O resíduo da demolição de cubas eletrolíticas da produção de alumínio primário produz um resíduo sólido de Spent Pot Liner (SPL), há diversas aplicações para o carbono grafite, como excelentes condutores de corrente elétrica. O objetivo principal deste trabalho é a recuperação do carbono grafite e colaborar com a gestão e neutralização dos resíduos sólidos industriais de Spent Pot Liner (SPL), incorporando novas tecnologias para concentrar o alumínio.
  • Projeto: Estudo das características físicas da ionosfera na região equatorial e baixas latitudes
    Data de Vigência: Março a Dezembro de 2014
    Curso Proponente: Engenharia Civil
    Pesquisador: Dr. Washington Luiz Carvalho Lima
    Voluntários: Wallas Borges Araújo e Ana Maria Meneses Ferraz
    Resumo: Esse projeto tem com objetivo estudar o comportamento da camada ionosférica focalizando a região equatorial a partir de dados obtidos por digissondas por imageadores de alta resolução espacial “all sky”, receptores GPSs, Riômetros e Receptores VLF. Neste caso, busca-se analisar o perfil da camada ionosférica através de médias temporais da altura e pico de densidade, analisando as variações diurnas e sazonais destes parâmetros. Será analisada os períodos e frequência da ocorrência de irregularidades de plasma ionosféricos através da caracterização dos espalhamentos dos sinais nos ionogramas quanto ao tipo e intensidade e cintilações em sinais de GPS. Pretende-se também determinar a topologia, evolução e dinâmica das bolhas de plasma. Esta abordagem permite estudar a dinâmica dos eventos ionosféricos e realizar comparações entre períodos magneticamente calmos e perturbados da atividade solar.
  • Projeto: Macro estudo de drenagem da cidade de Palmas – TO.
    Data de Vigência: Março a Dezembro de 2014
    Curso Proponente: Engenharia Civil
    Pesquisador: MSc. Carlos Spartacus da Silva Oliveira
    Bolsistas: Ana Lívia Macêdo Arouca de Lima e Lucas de Sousa Gonçalves
    Voluntários: Douglas Mendes de Brito e Nayra Caroline Bezerra de Oliveira
    Resumo: Este trabalho visa identificar, mapear e estimar a vazão nos pontos críticos no sistema de drenagem, bem como gerar o escoamento superficial, usando como base de pesquisa e estudo as cinco sub-bacias que divide a cidade, através de equações e programas (auto cad, arcgis, fluvio) . Para a identificação será considerado que a água escoa para o ponto de maior declividade e as linhas de escoamento são ortogonais as curvas nível. Os pontos identificados serão avaliados segundo critérios hidráulicos, relacionando o período de retorno, área de contribuição, coeficiente de escoamento, intensidade e duração das precipitações. O resultado do estudo identificará os pontos críticos nas sub-bacia, com vazões e escoamento superficial elevado, todos em cruzamentos ou rotatórias, onde a drenagem é ineficiente. Baseados no estudo e resultados são esboçados algumas recomendações para pesquisas futuras.
  • Projeto: Habilidades sociais e profissionais em acadêmicos de Psicologia: em busca de uma metodologia de aprendizagem.
    Data de Vigência: Março a Dezembro de 2014
    Curso Proponente: Psicologia
    Pesquisadora: Dra. Ana Beatriz Dupré Silva
    Bolsistas: Ana Carolina Peixoto do Nascimento, Fernanda Gomes de Oliveira, Rayana Rodrigues Lira e Sâmya Viana Duarte
    Voluntárias: Thaís Moura Monteiro, Tatiane da Paixão Silva dos Santos e Raquel Sousa Portela
    Resumo: O curso de Psicologia deve priorizar aos seus alunos a garantia de um domínio básico de conhecimentos psicológicos e a capacidade de utilizá-los em diferentes contextos que demandam investigação, análise, avaliação, prevenção e atuação em processos psicológicos e psicossociais, visando à promoção da qualidade de vida dos seres humanos. Um dos meios para que tal objetivo seja atingido é através de um Treinamento de Habilidades Sociais, por propiciar as vantagens supracitadas e apresentar relevância social, uma vez que se propõem a uma melhora da qualidade de vida ao melhorar as relações humanas dentro do ambiente de trabalho, tendo assim certamente, menos afastamentos por estresse, absenteísmo e outros problemas causados por um ambiente desfavorável.
  • Projeto: Repertório de vaqueiro: Memória, Experiência, Narração.
    Data de Vigência: Março a Dezembro de 2014
    Curso Proponente: Institucional
    Pesquisadora: Dra. Maria de Fátima Rocha Medina
    Bolsista: Andréia Braga Costa
    Resumo: Este projeto reconhece a importância da narrativa para a constituição do sujeito em época marcada pela fragmentação e efemeridade dos relatos. O ato de registrar experiências de ex-vaqueiros é uma pequena, mas significativa contribuição na busca de alternativas para o conhecimento mais explícito e, consequentemente, de valorização do passado, ligando-o com o presente. Por exemplo, atualmente, com a onda de monoculturas como eucalipto e soja, e das fazendas de gado para abate, com sofisticadas tecnologias, é quase impossível reconhecer as antigas fazendas surgidas do desmatamento, da roça de toco, do plantio de árvores frutíferas e dos primeiros animais domésticos cuidados por vaqueiros que tinham suas próprias técnicas. Por isso é significativo criar mecanismos a fim de preservar antigos saberes e costumes rurais como parte da história do país.
  • Projeto: Condições de trabalho docente e o processo de ensino e aprendizagem.
    Data de Vigência: Março a Dezembro de 2014
    Curso Proponente: Psicologia
    Pesquisadora: MSc. Adriana Ziemer Gallert
    Bolsistas: Juliana Gomes Martins e Valdileide Ribeiro Souza
    Voluntária: Adriele Freire Monteiro
    Resumo: Por meio dessa pesquisa pretende-se contribuir com a compreensão das complexas questões que envolvem o trabalho da docência no atual contexto, principalmente no Ensino Fundamental, etapa da escolarização que precisa avançar na superação dos problemas do cotidiano escolar para que os alunos tenham um processo de ensino e aprendizagem de melhor qualidade, além de analisar como professores considerados como bem sucedidos compreendem a relação entre as suas condições de trabalho e a prática pedagógica que realizam com seus alunos.
  • Projeto: Avaliação da atividade da a-amilase salivar em indivíduos submetidos à farmacoterapia e em tabagistas.
    Data de Vigência: Março a Dezembro de 2014
    Curso Proponente: Farmácia
    Pesquisadora: Dra. Daniele Suzete Persike
    Bolsista: Samara Viana Meirelles
    Voluntária: Josiane Mesquita da Silva
    Resumo: O trabalho tem como objetivo avaliar a atividade da a-amilase salivar em voluntários (alunos e/ou funcionários do CEULP/Ulbra) e verificar se o tabagismo e a farmacoterapia, em suas diferentes classes farmacológicas, alteram a atividade da enzima. Observar se há correlação da atividade da enzima com alteração de peso corporal e com a função digestiva dos voluntários analisados. O estudo se faz interessante porque não são muitos os trabalhos relacionando a atividade da a-amilase salivar com o tabagismo, tampouco com o uso de medicamentos e com possíveis alterações do peso corporal ou distúrbios digestivos. Esta pesquisa poderá trazer resultados interessantes em relação à alterações no metabolismo de carboidratos causadas pelo tabagismo e/ou pela farmacoterapia, além de possibilitar uma melhor formação dos estudantes na área de bioquímica/enzimologia.
  • Projeto: Pseudomonas aeruginosa multiresistente produtora de metalo-ß-lactamase no hospital geral público de Palmas, Tocantins.
    Data de Vigência: Março a Dezembro de 2014
    Curso Proponente: Farmácia
    Pesquisadora: Dra. Dayane Otero Rodrigues
    Bolsista: Lorainny Marques de Souza
    Voluntária: Olinda da Silva Araújo
    Resumo: Pseudomonas aeruginosa é um dos principais agentes de infecção nosocomial em hospitais brasileiros, sendo o patógeno mais comum nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e principal causa de pneumonias associadas à ventilação. A importância clinica da infecção por P. aeruginosa caracteriza-se pela expressão de múltipla resistência a antibacterianos associada a uma difícil erradicação da doença, consequentemente com elevados índices de morbidade e mortalidade. O presente trabalho tem como objetivo investigar a epidemiologia clássica de infecções por P.aeruginosa multiresistente produtoras de metalo-ß-lactamases em pacientes internados no HGPP-TO.
  • Projeto: Escolas saudáveis: foco no consumo de pescado, nível de atividade física e percepção da qualidade de vida.
    Data de Vigência: Março a Dezembro de 2014
    Curso Proponente: Educação Física
    Pesquisadora: Dra. Erika da Silva Maciel
    Bolsista: Sônia Corrêa Guimarães
    Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar como se apresentam o estado nutricional, o nível de atividade física, a percepção da qualidade de vida e do consumo de pescado da comunidade escolar (ensino médio) do Município de Palmas (TO), bem como, o levantamento de informações sobre as características do consumo de pescado em ambiente escolar e sua relação com a qualidade de vida.
  • Projeto: Avaliação do nível de atividade física, estado nutricional e da percepção da qualidade de vida da comunidade universitária do CEULP-ULBRA.
    Data de Vigência: Março a Dezembro de 2014
    Curso Proponente: Educação Física
    Pesquisadora: Dra. Erika da Silva Maciel
    Bolsistas: Pauleandro Ferreira da Silva e Matheus Morbeck Zica
    Resumo: A presente pesquisa justifica-se pela necessidade de ações diagnósticas no CEULP/ULBRA que possam servir de balizamento para a elaboração de um projeto de qualidade de vida que possa atender os colaboradores de toda comunidade universitária, promovendo ações direcionadas a um estilo de vida mais ativo e mais saudável, incluindo a cidadania, responsabilidade social, cooperativa e socioambiental.
  • Projeto: Avaliação do nível de atividade física, percepção da qualidade de vida e nível percebido de estresse em grupo de universitários do CEULP-ULBRA.
    Data de Vigência: Março a Dezembro de 2014
    Curso Proponente: Educação Física
    Pesquisadora: Dra. Erika da Silva Maciel
    Bolsistas: Marcos Alves de Oliveira e Lucas Ferreira Rocha
    Resumo: O trabalho tem como objetivo analisar o nível de atividade física (NAF) a percepção da qualidade de vida e o estresse percebido dos acadêmicos do CEULP-ULBRA, em Palmas - TO. O grupo consistirá em indivíduos, com idade acima de 18 anos, convidados a participar da pesquisa de forma voluntária. A pesquisa se justifica, pelo fato de ter a possibilidade de trazer uma investigação no que tange ao estilo de vida praticado pelos acadêmicos, essa investigação servirá para o enriquecimento dos conhecimentos dos acadêmicos e de profissionais da área da saúde.
  • Projeto: Bioprospecção de ativos vegetais de espécies do parque estadual do Cantão.
    Data de Vigência: Março a Dezembro de 2014
    Curso Proponente: Farmácia
    Pesquisadora: MSc. Marta Cristina de Menezes Pavlak
    Bolsista: Aristiane Dias dos Santos
    Pesquisadora: MSc. Juliane Farinelli
    Bolsista: Franciele Lopes Dias
    Pesquisadora: MSc. Ísis Prado Meirelles de Castro
    Voluntária: Kédma Maria Carneiro
    Pesquisadora: MSc. Grace Priscila Pelissari Setti
    Voluntária: Kárita de Almeida Evangelista
    Pesquisadora: Dra. Daniele Suzete Persike
    Voluntário: Heloniel Jazer Reis Pajeú
    Resumo: O presente projeto visa analisar ativos vegetais de espécies do Parque Estadual do Cantão-TO por meio da realização de um mapeamento das atividades biológicas antioxidante, antimicrobiana, inibitória da a-amilase (antihiperglicemiante), bem como estudo de propriedades toxicológicas e, finalmente, utilização do ativo para a produção de formulação farmacêutica e/ou cosmética.
  • Projeto: Análise geoespacial, instrumento para gestão pública em saúde, estudo de caso sobre dengue em Palmas – TO, 2014-2016.
    Data de Vigência: Março a Dezembro de 2014
    Curso Proponente: Enfermagem
    Pesquisadora: Dra. Micheline Pimentel Ribeiro Cavalcante
    Bolsistas: Nayara Allyny Araújo Teodoro, Laurinda Nunes Rezende Oliveira e Dayllane Sousa Maciel
    Voluntária: Danyela Martins Cerqueira
    Resumo: Diante do avanço da Dengue no Brasil em que as ações convencionais de controle aplicadas não tem efetivamente reduzido a incidência de casos e dispersão da doença, bem como no impedimento da proliferação do vetor em ambientes urbanos, o presente projeto propõem descrever metodologia geoespacial, como instrumento da gestão pública, para verificar a relação entre o Índice de Infestação Predial (IIP) e a dispersão dos casos de dengue na cidade de Palmas- TO. Este projeto poderá inovar com a utilização de metodologias mais eficientes e eficazes para a vigilância epidemiológica e subsidiar informações para as autoridades sanitárias com o intuito de reduzir a morbimortalidade por dengue em Palmas – Tocantins. Tem como objetivo geral analisar no espaço geográfico a relação entre o Índice de Infestação Predial (IIP) e a dispersão dos casos de dengue na cidade de Palmas- TO, no período de 2014 a 2016.
  • Projeto: Atuação fisioterapêutica na obstetrícia pelo método da Bola Suíça.
    Data de Vigência: Março a Dezembro de 2014
    Curso Proponente: Fisioterapia
    Pesquisadora: MSc. Marta Lúcia Guimarães Adorno
    Bolsistas: Joyce Fachetti e Milena Smaniotto
    Voluntários: Alex Henrique Defavari e Tanmyla Figueiredo dos Santos
    Resumo: O presente estudo justifica-se devido ao pouco número de publicações sobre o tema, vendo-se que esta é uma área de trabalho nova, ampla e pouco explorada na Fisioterapia, levando-se em consideração que nesta fase as mulheres apresentam algumas alterações nos Sistemas Endócrino, Reprodutivo, Gastrintestinal, Cardiovascular, Respiratório e Músculo Esquelético, e a Fisioterapia dispõe-se de vários recursos para o tratamento destas alterações, proporcionando alívio dos sintomas e melhorando assim a qualidade de vida e possivelmente como fonte para pesquisas futuras.
  • Projeto: Tratamento fisioterapêutico no período puerperal utilizando o método da bola Suíça.
    Data de Vigência: Março a Dezembro de 2014
    Curso Proponente: Fisioterapia
    Pesquisadora: MSc. Marta Lúcia Guimarães Adorno
    Bolsistas: Graziela Passareli Araújo Rodrigues e Laureano Silva de Carvalho
    Resumo: A Bola Suíça é um instrumento que auxilia para a reeducação postural, pois ela aumenta a percepção proprioceptiva de alinhamento postural, treina equilíbrio e coordenação. A proposta desde estudo será de revisar bibliograficamente a anatomia feminina, as mudanças fisiológicas decorrentes da gravidez, as disfunções mais frequentes no puerpério, o método da Bola Suíça bem como a eficácia deste método no tratamento fisioterapêutico no puerpério em pacientes atendidos no Núcleo de Atendimento à Comunidade – Clínica de Fisioterapia CEULP/ULBRA.
  • Projeto: O método Mat Pilates no controle das dores musculoesqueléticas durante a gestação.
    Data de Vigência: Março a Dezembro de 2014
    Curso Proponente: Fisioterapia
    Pesquisadora: MSc. Marta Lúcia Guimarães Adorno
    Bolsistas: Cláudia Fochesatto e Sândilla Carla Dias Sousa
    Voluntário: Caio Daniel Martins Barbosa
    Resumo: O que motivou a realização deste estudo foi à grande incidência de gestantes à procura de tratamentos relativos a dores musculoesqueléticas em clínicas e hospitais. As pesquisas indicam que em cerca de 50% das mulheres grávidas, a dor é de intensidade e duração suficiente para afetar o seu estilo de vida, na qualidade do sono, disposição física, desempenho no trabalho, vida social, atividades domésticas e lazer. A necessidade de medidas de prevenção e tratamento de dores musculoesqueléticas em gestantes torna-se, então, merecedora de atenção por parte dos fisioterapeutas, pois são evidentes os desconfortos decorrentes desse acontecimento durante a gestação.
  • Projeto: Identificação de fungos endofíticos com potenciais antibacterianos e antitumorias, presentes em Casearia sylvestris.
    Data de Vigência: Março a Dezembro de 2014
    Curso Proponente: Biomedicina
    Pesquisador: MSc. Ernane Gerre Bastos
    Bolsista: Maria Eduarda Deluca João
    Resumo: O presente trabalho tem como objetivo a prospecção química e biológica dos fungos endofíticos associados. Os fungos serão isolados, identificados por biologia molecular e seus extratos brutos serão submetidos a testes de atividade antimicrobiana frente a fungos patogênicos e fitopatogênicos, antioxidante, anti-inflamatória in vitro e testes de inibição de enzimas chaves como alvo de fármacos (aromatase, ciclooxigenase). Espera-se com esse trabalho a identificação de novas espécies de microrganismos e a descoberta de protótipos bioativos que poderão servir de base para o desenvolvimento de novos fármacos.
2002 | 2003 | 2004 | 2005 | 2006 | 2007 | 2008 | 2009 | 2010 | 2011 | 2012 | 2013 | 2014 | 2015

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento