Agrotins 2014 permite troca de experiências entre alunos e comunidade

Na prática, acadêmicos de diversos cursos do CEULP/ULBRA aplicaram conhecimentos em benefício da sociedade

Por Letícia Bender - Acadêmica de Jornalismo do CEULP/ULBRA – Palmas-TO
16/05/2014 • Atualizado em 16/05/2014 16:58

Nos dias 06 a 10 de maio, o Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP/ULBRA esteve na 14ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins – Agrotins. Na ocasião, o stand da instituição reuniu professores, pesquisadores, coordenadores e acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas, Comunicação Social, Farmácia, Engenharia Civil e Engenharia de Minas, cada área com exposição de atividades específicas.

 

A professora doutora Conceição Previero, coordenadora de Pesquisa do CEULP/ULBRA, esteve na organização do espaço da instituição na Agrotins e relata a importância da participação dos universitários em momentos como esse, uma vez que “a universidade oportuniza práticas fora do campus físico da instituição e o contato entre esses alunos e a comunidade é um dos melhores resultados de ocasiões como a Agrotins”, explica Conceição.

 

A acadêmica Jaqueline Ferreira de Sousa, do curso de Direito, participou da Feira e comentou a oportunidade que teve de se confrontar, de forma construtiva, “com a diversidade de realidades, culturas e povos. A Agrotins 2014 foi exatamente isso: uma experiência para ver e viver”.

 

Luiz Henrique Hoffmann também esteve na Agrotins como expositor. Ele cursa Farmácia no CEULP/ULBRA e, na Feira, acadêmicos do curso apresentaram o projeto Farmácia Viva, onde informaram sobre o uso do chá de plantas medicinais, o modo de preparo e o benefício de cada chá. E também distribuíram plantas em embalagens alternativas, como pneus, garrafa pet, CPU antiga, cesta de bicicleta, barril de agrotóxico e outros. Luiz comenta que “realmente houve troca de conhecimentos entre nós, universitários, e os visitantes da Agrotins. Muitas vezes, nós explicávamos a parte científica de cada chá ou planta e eles, com o conhecimento popular, nos ensinavam sobre o uso que aprenderam da avó ou o para que tipo de doença já haviam utilizado a planta...”. O acadêmico ainda complementa dizendo que “foi muito bom. No próximo ano, estarei na Agrotins novamente”.

 

O curso de Ciências Biológicas do CEULP/ULBRA também participou da Feira com projeto das espécies nativas e sementes crioulas e a exposição de animas taxidermizados. Na oportunidade, a acadêmica Daniella Martins Pimenta que participou da Agrotins também comenta sobre a troca de experiências entre alunos e visitantes, tanto com as grandes empresas até ao pequeno produtor. Daniela expõe que, “com as atividades realizadas na área das Ciências Biológicas, os acadêmicos puderam vivenciar na prática alguns dos ensinamentos de sala, principalmente no que se refere à Educação Ambiental. Foi um sucesso!”, ressalta.

 


Anny Karoliny de Almeida Marques é aluna do curso de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo do CEULP/ULBRA e relatou sobre a experiência de participar da Feira na Rádio Agrotins, veículo de comunicação dirigido também por universitários do curso de Comunicação. “A nossa participação na Feira é uma ótima oportunidade de vivenciar na prática o que aprendemos na teoria”, diz Anny. É a terceira vez que a aluna participa da Agrotins no desenvolvimento de conteúdos para serem veiculados na Rádio.


Também, no stand do CEULP/ULBRA, o curso de Engenharia de Minas participou da Feira com a exposição da maquete itinerante, desenvolvida por alunos e professores do curso, que representa a mina a céu aberto. Como explica o acadêmico Fabio Cunha, “foi possível demonstrar aos participantes da Agrotins todo o processo do beneficiamento do calcário, desde o desmonte da rocha, carregamento, transporte, britagem, classificação e moagem, até chegar ao produto final”. Fabio também fala sobre a importância deste trabalho, “pois muitos produtores rurais que utilizam o calcário não sabem de onde é extraído o produto. Com essa demonstração, conseguimos explicar todo o processo de beneficiamento em pequena escala e também tirar dúvidas das pessoas sobre o processo de beneficiamento dos minerais”.

 


Na Agrotins, acadêmicos do curso de Engenharia Civil também puderam participar deste momento de aprendizado coletivo.  A aluna Samira Moreira Alves comenta sobre a exposição de um carneiro hidráulico desenvolvido pelo curso e diz que o interesse do público “superou as expectativas e incentivou o envolvimento dos alunos em outros projetos que tragam melhorias para a comunidade, bem como a participação em feiras como essa”, aponta ela. Samira ainda acrescenta falando sobre o compromisso da universidade em atender a comunidade por meio de ações como a Agrotins. “O que realmente marcou foi que através do contato com o público percebemos a importância de criar uma ponte entre a universidade e as pessoas que não tem acesso a ela. É nossa responsabilidade desenvolver e disseminar o conhecimento”, completa a acadêmica.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento