1º Festival de Cinema Universitário de Porto Alegre abre inscrições

Projeto da Fantaspoa Produções, sediado na capital em novembro, abre uma janela para estudantes de cinema em âmbito nacional

26/08/2014 • Atualizado em 26/08/2014 17:55

A sétima arte acaba de ganhar um espaço inédito em Porto Alegre. E é claro que a ideia só poderia partir de cabeças vanguardistas e entusiastas como as que estão à frente do Fantaspoa – Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre: João Pedro Fleck e Nicolas Tonsho. Eles acabam de lançar o pioneiro 1º Festival de Cinema Universitário de Porto Alegre, que acontece de 7 a 16 de novembro, e já tem inscrições abertas. Podem participar das seleções competitivas e demonstrativas, longas e curtas metragens de todo o país, desde que as produções sejam exclusivamente criadas no âmbito de faculdades e escolas técnicas de cinema. “A ideia é levar o filme dos alunos para exibição e colocar em contato jovens cineastas com o público real. Esses filmes dificilmente chegariam ao grande público de outra maneira” salienta Fleck.

 

Todas as atividades do evento serão gratuitas, democratizando o acesso à cultura. As inscrições para o evento também são gratuitas e estão abertas até o dia 15 de setembro, aceitando filmes finalizados a partir 1º de janeiro de 2012. Além da exibição dos filmes, o festival também promove encontros do público com os realizadores, além da criação de um fórum de troca de informações entre pessoas interessadas em cinema. E ainda, especificamente no Rio Grande do Sul, aproximará estudantes das cinco escolas de cinema do estado, com o objetivo de fortificar e consolidar a produção cinematográfica local, considerada a terceira maior do Brasil.

 

O I Festival de Cinema Universitário de Porto Alegre é um projeto financiado pelo FUMPROARTE e pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, e é uma realização da Fantaspoa Produções Artísticas e Culturais LTDA. O cartaz é assinado por Ron Selistre.


Mais informações:  www.festivaldecineuniversitario.com
 

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento