Projeto de pesquisa do CEULP faz entrega de livros para Comunidade Mumbuca

As atividades aconteceram próximo ao município do Jalapão

Por Maria de Fatima Rocha Medina – Palmas-TO
29/01/2015 • Atualizado em 30/01/2015 14:49

No dia 17 de janeiro, foi entregue a antologia Tecendo palavras: narrativas da Comunidade Mumbuca aos moradores do povoado de artesãos de capim dourado. No evento, algumas histórias do livro foram lidas às pessoas que estavam presentes. E também uma moradora narrou espontaneamente narrativas que estão na antologia. Foi surpreendente a alegria dos moradores, sobretudo, crianças, pelo fato de conhecerem os autores dos textos do livro. Algumas até conheciam a narrativa e a complementaram durante a leitura. Os olhos brilharam e os lábios abriram em sorrisos largos.

 

Santinha, uma das moradoras, manifestou ter ficado muito contente e relacionou a coletânea de histórias aos CD´s de registros de cantigas e de toques com viola de buriti, frutos do primeiro projeto relacionado à poética oral realizado no povoado quilombola. Ela afirmou que “muitos turistas que visita a comunidade fica mais encantado com as cantigas do que com as peça de capim dourado”.

 

A coletânea apresenta textos de vários contadores de histórias e foi resultado do projeto Tessitura de palavras e de capim dourado: manifestações poético-orais de artesãos da Comunidade Mumbuca, Jalapão, Tocantins, fomentado pelo CNPQ e realizado pelo CEULP/ULBRA. O objetivo foi resgatar e revitalizar a poética oral dos artesãos desse povoado.

 

Na mesma ocasião, também foi entregue aos moradores, por meio da associação, um expositor com livros de histórias infanto-juvenis a fim de que crianças e adolescentes possam ter acesso a autores da própria comunidade e a autores já consagrados.
 

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento