Termo de cooperação entre as instituições CEULP/ULBRA e o INPA

Por Marcos Vinicius Porto Souza Leão – Palmas-TO
19/02/2015 • Atualizado em 19/02/2015 15:40

Foi realizada no dia 12 de fevereiro a assinatura do Termo de Cooperação entre o Centro Universitário Luterano de Palmas - CEULP/ULBRA e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, por meio da Coleção de Invertebrados, sediada em Manaus/AM.


A assinatura do documento possibilita o recebimento e identificação do material biológico coletado no projeto desenvolvido no CEULP/ULBRA e fomentado pelo CNPq intitulado “Agrobiodiversidade e Caracterização dos Reassentamentos Rurais da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, no Estado do Tocantins”.


O Termo de Cooperação provém do trabalho que vem sendo realizado no levantamento de bioindicadores de qualidade ambiental: insetos polinizadores e macrofauna de solo, no Assentamento Mariana, em Palmas-TO, Assentamento Flor da Serra, em Ipueiras-TO e Assentamento Mundo Novo, em Miracema do Tocantins-TO. A pesquisa está regulamentada junto ao Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade – SISBIO/ICMBio/MMA, com o número 45493-1.


Sobre as equipes

Coordenado pela Profa. Dra. Conceição Aparecida Previero, o projeto “Agrobiodiversidade e Caracterização dos Reassentamentos Rurais da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, no Estado do Tocantins”, é desenvolvido pela equipe de Biólogos composto por Ícaro Gonçalves dos Santos, Marcos Vinicius Porto Souza Leão e Pedro Henrique Campelo e a Gestora Ambiental Selene Leite Vital.

 

Já a Coleção de Invertebrados do INPA é credenciada como Instituição Fiel Depositária junto ao Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN) do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e tem a frente o pesquisador e curador de invertebrados o Dr. Marcio Luiz de Oliveira.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento