Ceulp realiza atividade interdisciplinar e intercultural na Aldeia Xerente

As ações fazem parte do projeto Cofo da Leitura

Por Nilsson Neres - Estagiário de Jornalismo – Palmas-TO
03/11/2017 • Atualizado em 03/11/2017 11:45

Discentes dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas e Educação Física do Centro Universitário Luterano de Palmas – Ceulp/Ulbra realizaram no dia 17 de outubro um momento de interação e aprendizado com as crianças da Aldeia Xerente Salto Kripre, na Escola Waikarnâse em Tocantínia. A atividade contou com jogos lúdicos, brincadeiras, dramatização de história, lanche coletivo e entrega de presentes em homenagem ao dia das crianças.

 

O projeto teve a contribuição das professoras Maria Aparecida da Rocha Medina, Marisa Armudi e o capelão universitário Renato Hannisch, com o objetivo de desenvolver nos acadêmicos de diferentes áreas o conhecimento e fortalecimento de ações pedagógicas interdisciplinares e interculturais, na promoção do respeito e convivência entre culturas e diferentes saberes, visando à troca de experiências e aprendizagens.

 

Após as atividades os acadêmicos participaram de um momento de conversa com o Diretor Davi Xerente e os professores indígenas da escola. Na conversa foram abordados temas relacionados à educação escolar indígena, currículo, gestão da escola, projeto político pedagógico, a prática docente e outras questões da escola.

 

Para o discente de Educação Física,  Wellismar da Silva,  “esta ação é importante para os acadêmicos e futuros professores, pois aprendemos a conviver com a diferença e isso nos enriquece e prepara para o exercício da profissão”, relata Silva.

 

A ação é pertencente ao projeto Cofo da Leitura e integra ao planejamento das disciplinas de Currículo e Gestão em Ambientes Educativos, Políticas e Normas da Educação, Organização do Trabalho Pedagógico, Didática e Ritmo, Ludicidade e Motricidade e Cultura Religiosa.  

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento