Cursos realizam 20ª edição de Congresso de Computação e Tecnologias da Informação

Evento é pioneiro da área de computação no Tocantins

24/04/2018 • Atualizado em 25/04/2018 09:24

Nos dias 21 a 25 de maio, os cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Engenharia de Software promoverão o XX Congresso de Computação e Tecnologias da Informação (Encoinfo). O evento, que comemora 20 anos, contará com a presença de autores que já tiveram artigos publicados nos anais dos congressos passados.

 

“Considerando que a tecnologia da informação, com todas as novas tecnologias relacionadas, é grande geradora de empregos em uma ‘indústria’ ecologicamente correta e que exige poucos, ou quase nenhum, recursos em termos de deslocamentos e matéria-prima, entendemos a nossa responsabilidade em capacitar o capital intelectual de nosso Estado através da qualificação de nossos estudantes de informática”, explica a coordenação do Encoinfo. A vigésima edição do Congresso vem, este ano, oferecer mais uma vez a oportunidade merecida aos alunos de nosso Estado de apresentarem seus trabalhos bem como de acompanhar o que se desenvolve em outras regiões.

 

Um dos diferenciais do encontro, ainda de acordo com a organização, é o método de avaliação por pares pelo double blind review (onde não há identificação de autoria nem dos avaliadores), em que cada artigo é avaliado por dois pesquisadores de outro estado, especialistas na área dos artigos e com elevada titulação acadêmica.

 

“Quem passou pelo Encoinfo hoje está em posições de destaque tanto no Tocantins quanto fora dele. Na área de Computação podemos até ressaltar que passaram pelo Encoinfo o atual reitor da IFTO, o coordenador de Ciência da Computação da UFT, o coordenador de Sistemas de Informação do ITPAC-Araguaína, além é claro de todos os professores dos nossos cursos da área no CEULP”, ressalta a organização.

 

Introdução à Programação de Robôs Lego, Uso da Ferramenta Cacti na Gerência de Redes TCP/IP, Criando um framework CSS usando Sass, Crie seu próprio jogo com o RPG Maker, Design Thinking e Medição de Softwares com Análise de Pontos de Função são os minicursos ofertados na programação do Encoinfo.

 

O evento também tem uma proposta transdisciplinar ocorrendo em paralelo com o Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia (Caos) culminando com a palestra de encerramento que finalizará os dois eventos. O palestrante, doutor Rogerio de Paula, é pesquisador sênior do laboratório de pesquisa da IBM no Brasil – IBM Research – e gerente do grupo Visual Analytics & Comprehension Research. A sua área de pesquisa está focada na intersecção entre inteligência artificial e interação humano-máquina, onde investiga e desenvolve novos algoritmos de visão computacional e compreensão automática de imagens, documentos e diagramas.

 

A submissão de trabalhos para apresentação no Congresso ocorrerá até 01º de maio e a inscrição tem data limite de 21 de maio. Acesse www.ulbra-to.br/encoinfo e saiba mais sobre o evento.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento