Publicado em: 27/09/2018 16:01 - Atualizado em: 27/09/2018 16:10

Mulher na área da tecnologia é tema de Semana Multi

Palestras, debates e filme discutem atos femininos de pioneirismo e de desafio ao padrão social




Você sabia que mulheres foram cruciais para que o ser humano fosse para a Lua? Ou que o primeiro programa de computador foi criado por uma mulher? Ou que o ENIAC (um dos primeiros supercomputadores do mundo, com milhares de válvulas e interruptores e pesando 30 toneladas) era operado manualmente por seis mulheres?

 

De 01º a 04 de outubro, o grupo ItGirls formado por acadêmicas dos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Engenharia de Software do Ceulp/Ulbra realizará a Semana Multi, com o objetivo de debater esta presença da mulher na área da tecnologia, assim como homenagear figuras históricas que contribuíram no tema.

 

Na programação, seminários serão meio de discussão sobre a preconceito, mercado de trabalho e apoio de mulheres a projetos de tecnologia. Estes encontros acontecerão no labin 6. Também será realizado um bate-papo com o Grupo de Estudos Feministas do curso de Psicologia do Ceulp/Ulbra por meio do projeto Psicologia em debate, e uma sessão de filme no Cine Alteridade onde será apresentado o filme Estrelas Além do Tempo, que aborda a luta duplamente exaustiva das mulheres negras na área da computação e suas conquistas.

 

Confira mais informações sobre a Semana Multi nas redes sociais @itgirlsbr.

 

Sobre o grupo

O ItGirls é um projeto dos cursos de Sistemas de Informação, Ciência da Computação e Engenharia de Software do Ceulp/Ulbra que objetiva inspirar jovens mulheres a participarem da área da Tecnologia da Informação, mostrando que por meio de linguagens de programação e pensamento computacional é possível criar um universo de possibilidades em trabalho, saúde e entretenimento.

 

Com boas ideias e sensibilidade aliadas a competência técnica pode-se desenvolver aplicativos, sistemas e jogos capazes de contribuir nas mais diversas áreas (saúde, educação, agronegócio etc.), ou seja, estamos diante de uma área que pertence a um seleto grupo do mercado de trabalho que tem muito espaço e bons salários para pessoas competentes, um mercado com infinitas possibilidades.

Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900 Caixa Postal nº 85
Fone: (63) 3219 8000