Publicado em: 10/10/2018 19:03 - Atualizado em: 10/10/2018 19:10

Ceulp/Ulbra inaugura mais duas estações de energia fotovoltaica

Economia de energia pode chegar a 30%




Na última quinta-feira, 04/10, o Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra) inaugurou mais duas estações de energia fotovoltaica, chegando assim à marca de três usinas instaladas em menos de um ano. A instituição participou de duas chamadas públicas, sendo beneficiada em ambas pelos projetos desenvolvidos para a redução do consumo de energia.

 

A ação integra o programa de Eficiência Energética da Energisa regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em parceria com a SAGE - Inteligência Energética.

 

Ao todo serão quase R$ 2 milhões e meio de investimentos em menos de 2 anos, recurso este que pertence ao fundo perdido da Energisa. De acordo com o diretor administrativo do Ceulp/Ulbra Enéias Cardoso, coordenador do projeto, esta parceria possibilita à instituição incentivar e promover energia mais limpa e uma economia de até 30%. Atualmente, as placas fotovoltaicas já estão instaladas e ativas, localizadas nos prédios 2, 3 e 7.

 

 “Essa parceria com a Energisa dará a todos do Ceulp, a oportunidade de vislumbrar a sustentabilidade e economia ao meio ambiente. Desta forma, poupando os recursos naturais, assumimos um compromisso também com as futuras gerações”, comenta o reitor do Ceulp/Ulbra Adriano Chiarani da Silva.

 

A diretora de operações da Sage, Mariana Queiroz parabenizou o Ceulp pelo pioneirismo em investir e acreditar na eficiência energética. “Acredito que este projeto em uma instituição de ensino diz muito à sociedade, por ser um local de formação de opinião e desenvolvimento dos saberes. O Ceulp é a primeira instituição de ensino que teve esta iniciativa e com certeza o sucesso deste projeto se dá também ao fato de a IES estar aberta e atenta ao tema e às boas práticas no que diz respeito à eficiência energética”, completou Mariana.

 

“É muito gratificante saber que esse investimento vai ser revertido em um ciclo virtuoso: será usado para necessidades energéticas, financeiras e também irá gerar conceito para novas expansões”, explica o representante da Energisa Alan Oliveira. Para ele, o usuário destas usinas leva o conceito de eficiência energética para a vida, “especialmente porque luz eficiente é a racionalidade do uso. Assim, o Ceulp/Ulbra está sendo ator de uma ideia que vai contagiar outras instituições, beneficiando assim o pessoas e o ambiente”, afirma Alan.

 

Ainda sobre o pioneirismo da instituição, o reitor Adriano explica que esta iniciativa já está sendo replicada em outros locais, como nas unidades da mantenedora Aelbra em Itumbiara e Santarém. “Somos referência também neste quesito, exemplos de bons projetos, onde a maior conquista não é apenas economia, mas sim que acadêmicos, professores e colaboradores conheçam, vivenciem e utilizem essa prática e mudem o pensamento, pensem de uma forma diferente e melhor para o bem comum”, conclui o reitor do Ceulp/Ulbra.

 

Saiba mais sobre como o projeto está sendo desenvolvido, na prática, e quais são os indicadores de eficiência energética clicando aqui. Confira os registros fotográficos da inauguração na fanpage.

Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900 Caixa Postal nº 85
Fone: (63) 3219 8000