Workshop Internacional sobre Mapas Climáticos é realizado no Ceulp

01/11/2018 • Atualizado em 05/11/2018 12:45

Será realizado entre os dias 6 e 8 de novembro de 2018, nas dependências da instituição, o IV Workshop sobre Mapas Climáticos para o Planejamento Urbano com o professor alemão, Lutz Katzschner.  A ação é uma realização do curso de Arquitetura e Urbanismo do Ceulp/Ulbra, do Laboratório de Conforto Acústico, Lumínico e Térmico – LACALT e apoio do DAAD - Deutscher Akademischer Austauschdienst Dienst (Servicio Alemán de Intercambio Académico).

 

O Workshop será ministrado em inglês e é destinado a profissionais, docentes e discentes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Geografia. Para participação é desejável habilidade em software de geoprocessamento.

 

A elaboração de mapas climáticos é plenamente justificável, pela sua importância na avaliação dos impactos das estruturas urbanas e das atividades antrópicas sobre o clima local. Tais mapas têm o objetivo de informar aos planejadores de decisão, tendo, portanto, uma representação diferente dos mapas climáticos convencionais. Esta metodologia, desenvolvida principalmente na Alemanha, vem de encontro à necessidade de uma abordagem interdisciplinar para uma perspectiva mais sustentável no ambiente construído. Os resultados alcançados podem contribuir na tomada de decisões para futuros planejamentos urbanos e planos diretores.

 

Ao todo serão disponibilizadas 20 vagas, as inscrições são gratuitas, interessados podem encaminhar um email para lacalt@ceulp.edu.br. Haverá certificado para os participantes que tiverem  no mínimo 75% de frequência. Além do professor Lutz, serão instrutores nas atividades os professores do Ceulp Thyago Phellip França Freitas, Lorena D’Arc Tork da Silva e Fernanda Brito de Abreu.

 

Confira a programação:

* 06/11

08h30 às 11h30 -  Clima Urbano – visão geral

14h30 às 17h - Apresentação geral dos participantes e dos casos de cidades que serão analisados durante o workshop

 

* 07/11

08h30 às 11h30 - Discussões sobre os casos de cidades

 

14h30 às 17h - Mapas Climáticos Analíticos Urbanos - Experiências

 

* 08/11

08h30 às 11h30 - Trabalho de campo – Campus do CEULP – medições e visita à Estação Automática de Palmas – TO

 

 

Palestra internacional

Para os interessados na área, no dia 08 de novembro, o professor Lutz Katzschner ministrará uma palestra em inglês com o tema “Climatic maps for urban planning and design Hong Kong microclimatic project”. A ação, que será realizada a partir de 17h30, no miniauditório 563 do Ceulp/Ulbra, é gratuita e aberta a comunidade interna e externa. Para participar é necessário encaminhar um email para lacalt@ceulp.edu.br.

 

Sobre Lutz Katzschner 

É formado em Meteorologia pela Universidade de Bonn, em 1978. Possui doutorado em Planejamento Urbano, Regional e da Paisagem pela Universidade de Kassel (1984). Atualmente é professor titular da Universidade de Kassel, junto à Faculdade de Arquitetura, Planejamento Urbano e da Paisagem (FB06). Tem experiência na área de meteorologia aplicada aos estudos urbanos, com ênfase no conforto térmico urbano e sua influência no planejamento e projeto urbanos, atuando principalmente nos seguintes temas: conforto térmico urbano, clima urbano, mapas climáticos urbanos, projeto de espaços públicos e planejamento urbano e clima.

 

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento