V Seminário Estadual de Agroecologia é realizado no Ceulp/Ulbra

Unitas Agroecológica também é parceiro do evento

Por Iranilde Gonçalves - Governo do Tocantins – Palmas-TO
12/11/2018 • Atualizado em 12/11/2018 14:23

Com o tema “Articulação em rede: desafios da agroecologia”, o V Seminário Estadual de Agroecológia acontecerá em 22 de novembro, no auditório do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), de 8h às 18h. O evento é uma realização do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), em parceria com a Prefeitura Municipal de Palmas, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuário (Embrapa), Unitas Agroecológica, Ceulp/Ulbra, Comissão da Produção Orgânica (CPOrg), Secretaria Estadual da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) e Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa).

 

De acordo com Amanda Oliveira, gerente de agroecologia e orgânicos, no Ruraltins, a programação está bastante interessante e pretende reunir cerca de 200 pessoas. Visando garantir uma ampla participação de técnicos, estudantes, professores, agricultores e demais interessados, as inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfx0AyeryOJYzlKmAMlbr_jW11eNW7bJgIyy3OeKHtzFxHXIg/viewform

 

“A ideia é divulgar e incentivar cada vez mais a produção agroecológica em nosso Estado. Atualmente contamos com mais de 30 agricultores que produzem de forma agroecológica, e a nossa intenção é que esse número cresça em 30% em 2019. Entre os produtos que já podem ser encontrados no mercado do Tocantins estão: hortaliças, frutas, legumes, doces, geleias, pães, bolos entre outros”, comentou a gerente.

 

Ainda de acordo com Amanda Oliveira, existem vagas para apresentação de experiências de resultados, mas para isso, as inscrições devem ser feitas com antecedência no link de cadastro de experiências que segue na página de inscrição do participante. E que o Tocantins, conta com a Comissão da Produção Orgânica (CPOrg), Criação da Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA) e de Organização de Controle Social (OCS).

 

Programação do Seminário

8h – Credenciamento; 8h30 abertura com apresentação regional; 9h Palestra agroecologia em rede, cenário dos territórios brasileiros, com Romier Sousa, educador do IFPA Castanhal e presidente da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA); das 10h30 às 12h – socialização; 12h às 13h30 almoço; 13h Palestra: Projeto de Lei do veneno: Implicações na produção orgânica e agroecológica, com Rogério Dias, vice presidente da Associação brasileira de agroecologia da região centro-oeste; 15h Palestra: Rede Ecovida: Identidade expressa na construção coletiva e participativa com Elson Zumbi, engenheiro agrônomo da Rede Ecovida; das 17h às 18h: encerramento com apresentação regional.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento