Docente do Ceulp vence Prêmio Sebrae Educação Empreendedora

A atividade tem o objetivo de estimular, reconhecer e divulgar as melhores práticas da educação empreendedora no Tocantins

11/06/2019 • Atualizado em 11/06/2019 17:16

Foi realizado ontem (10) no auditório do Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, o Fórum Educação Empreendedora. A ação foi organizada pelo Sebrae Tocantins. Na ocasião além da palestra do escritor e psicólogo clínico, Rossandro Klinjey, foram apresentados os vencedores do Prêmio estadual Sebrae Educação Empreendedora.

 

O prêmio tem como objetivo identificar, estimular, reconhecer e divulgar as melhores práticas da educação empreendedora no Tocantins, em quatro categorias: ensino fundamental, médio, técnico e superior, cujo relato sirva como referência para outros profissionais de educação ou instituições de ensino. Ao todo 21 projetos estavam habilitados a concorrer os prêmios.  

 

Na categoria Ensino Superior recebeu a premiação a docente do Centro Universitário Luterano de Palmas – Ceulp/Ulbra, a administradora Cintia Fernandes, com o projeto de sua autoria denominado de “Rumos do Tocantins”.  “Esse projeto vem sendo aplicado desde 2017 enquanto prática da disciplina de Comércio Exterior no Ceulp e surgiu de uma necessidade percebida e da vontade de discutir soluções viáveis para o desenvolvimento sustentável do Estado”, relata Cintia.

 

A primeira edição Rumos do Tocantins ocorreu em 2017, a segunda em 2018 e a terceira está prevista para 2019,“percebe-se uma evolução considerável nas discussões e a sementinha do Estado inovador e empreendedor fomentada de alunos para alunos”, diz Cintia. Na edição 2017 a temática macro permeou políticas públicas, em 2018 empreendedorismo startups e propriedade intelectual. Para 2019 o tema já foi escolhido: “Balança Comercial Tocantins, Desafios e Oportunidades”. Os vencedores estaduais concorrem a premiação nacional que será realizada no segundo semestre de 2019. 

 

Estiveram presentes durante o evento a secretária estadual da educação, Adriana da Costa Pereira Aguiar, o superintendente do Sebrae Tocantins, Moisés Gomes, a diretora técnica do Sebrae Tocantins, Eliana Castro, o presidente do conselho deliberativo estadual do Sebrae, Rogério Ramos, presidente da Agtur e representante da prefeita Cínthia Ribeiro, Eudes Assis, reitor da Universidade Federal do Tocantins – UFT, Luiz Bovolato, além de conselheiros do Sebrae, concorrentes à premiação e comunidade em geral.

 

Durante o Fórum, o Sebrae Tocantins e a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) assinaram Termo de Cooperação Técnica para aplicar implantar o Programa Escola Empreendedora, em sete escolas da rede estadual de ensino, que ofertam a modalidade de educação no campo. O programa conta com formação de professores, material específico para o desenvolvimento da temática no currículo escolar e acompanhamentonas atividades para o desenvolvimento territorial e aproveitamento das potencialidades locais.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento