Não só de cálculos e sistemas estruturais vive a graduação em Arquitetura e Urbanismo

O curso também busca responder às necessidades sociais do seu público

Por Juliana Barbosa - Estagiária de Jornalismo – Palmas-TO
25/06/2019 • Atualizado em 27/06/2019 15:47

Com esforço e dedicação que teve como resultado a nota 04 no ENADE em 2017, sendo a melhor nota da região norte, o curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Luterano de Palmas - Ceulp/Ulbra defende arduamente seu compromisso em capacitar profissionais que sejam capazes de projetar, planejar, construir e organizar espaços internos e externos em virtude das necessidades sociais da população.

 

Para conhecermos mais sobre suas características e curiosidades, conversamos com a coordenadora Adriana Dias, que demonstrou sua satisfação pelas conquistas alcançadas pelo curso ao longo de sua trajetória.

 

Ceulp/Ulbra: O que difere o curso Arquitetura e Urbanismo do Ceulp/Ulbra de outras instituições?

Adriana: Primeiramente, nós buscamos estar sempre inovando em relação ao curso. Além das disciplinas básicas que todo curso tem que ter, nós buscamos fazer muitas atividades de campo. Para isso nós temos o “Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo” onde os alunos tem a possiblidade de atuar como estudantes, mas já com o viés do mercado de trabalho, tendo um pouco mais de contato com a sociedade, principalmente, atuando naqueles projetos em comunidades que geralmente não tem nenhum acesso a esse tipo de serviço. Temos também o “Núcleo de Cidades”. O que difere o Núcleo de Cidades do Escritório Modelo? O Escritório Modelo trabalha mais projetos específicos, neste momento por exemplo, temos em andamento três projetos de unidade habitacionais de interesse social. Enquanto que o Núcleo de Cidades, vai trabalhar diretamente com as comunidades.

 

Ceulp/Ulbra: Há algum recurso diferente no laboratório, ou algo assim?

Adriana: O curso tem vários laboratórios. Nós temos os ateliês, que trabalha justamente com a parte de desenvolvimento dos projetos dentro de sala de aula. Apesar do curso ser noturno, esses ateliês ficam abertos também para os alunos ficarem a tarde produzindo. Nós temos os laboratórios de informática, que também no período da tarde fica disponível para esses alunos. Temos a maquetaria que tem uma impressora 3D, onde o aluno pode visualizar se aquele projeto que ele elaborou, está dentro das expectativas da volumetria que realmente ele criou. Inclusive nós já temos uma maquete justamente do protótipo que nós fizemos das residências de interesse social, porque desta forma, fica mais fácil para o usuário entender. Na grande maioria das vezes, eles não conseguem ter essa visualização tridimensional daquele projeto que está ali no papel. Então, nós fizemos inclusive (a maquete) com as divisões internas para ele ter uma noção mais clara de como que é a distribuição desses ambientes na edificação. Temos também o laboratório de conforto, porque nós estamos numa região extremamente quente, que é de fundamental importância, para que os alunos tenham essa noção precisa de como a arquitetura pode trabalhar a favor para minimizar essa questão climática que é tão desfavorável para nós.

 

Ceulp/Ulbra: São desenvolvidas atividades destinadas a prestação de serviço à comunidade?

Adriana: Sim, através do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo, do Núcleo de Cidades e do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação - NEI.

 

Ceulp/Ulbra: Para os estudantes que aspiram ingressar no curso de Arquitetura e Urbanismo, o que você diz sobre o curso?

Adriana: O que eu acho extremamente interessante com relação ao nosso curso, é que ele te dá um leque de trabalho muito significativo, tem uma possibilidade muito ampla de atuação. Nós temos oito áreas de atuação. Sendo assim, você pode ser paisagista, urbanista, arquiteto de interiores, planejador, consultor da área da construção civil. Enquanto alguns atuam muito específico numa determinada área, o arquiteto não. Arquitetura e Urbanismo é um curso difícil, justamente porque ele te dá uma visão sistêmica de uma forma geral da sociedade, e arquitetura em si, é justamente para você poder atuar nessas áreas ao mesmo tempo em que está contribuindo constantemente com a sociedade de uma forma ou de outra. Por exemplo, se você é planejador urbano vai estar contribuindo para a construção dessa cidade de uma maneira geral, que querendo ou não vai propiciar qualidade de vida para os moradores. Um exemplo que podemos citar hoje, é a questão da mobilidade urbana. Se você tem uma boa mobilidade urbana, vai passar menos tempo dentro dos veículos, e vai ter um trajeto muito mais curto, automaticamente isso vai favorecer todos os trabalhadores de uma forma geral.

 

Ceulp/Ulbra: Como coordenadora quais as principais características dos acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo do Ceulp/Ulbra?

Adriana: Eles são criativos e bastante dedicados. Eles evoluem muito rápido com relação ao aprendizado. O aluno que entra no 1º período, quando você verifica ele no último período, é realmente uma evolução significativa. E isso está repercutindo de forma muito positiva no mercado de trabalho.  90% dos nossos egressos estão bem colocados no mercado de trabalho.

 

Ceulp/Ulbra: Quais as áreas mais comuns em que os egressos do Ceulp costumam trabalhar?

Adriana: Na realidade, o aluno que sai, ele vai fazer um pouco de tudo. Ele vai trabalhar arquitetura, interiores, vai trabalhar com paisagismo. Mas a grande maioria é na atuação de projetos mesmo. Porque a parte urbana, você tem condições de trabalhar ela quando está dentro das instituições públicas, que realmente vão discutir a elaboração e o desenvolvimento das cidades aprimorando os planos diretores, na revisão dos códigos vigentes das cidades e da legislação vigente em si. Então eles atuam mais na parte de arquitetura, de interiores, de paisagismo e construção. Na área de construção por exemplo, muitos estão trabalhando em obras e isso é um ponto positivo.

 

 

Ceulp/Ulbra: Você tem contato com algum dos egressos? Relatos de como eles estão profissionalmente após a graduação?

Adriana: Nós fazemos isso constantemente. Para os nossos alunos de TCC nesse semestre, nós trouxemos um egresso, Thiago, que está em um mercado muito positivo na região em que reside e veio falar a respeito dos projetos dele para os alunos de TCC. Os alunos ficaram encantados. Outro egresso que veio conversar com os alunos, foi o Pablo que acabou de se formar, já está atuando e trabalhando bastante na área. Ele já possui escritório próprio, o que é mais difícil, já que se trabalha de forma autônoma. Então, realmente é um sinal de que os nossos alunos estão atendendo as expectativas do mercado.

 

Ceulp/Ulbra: O que torna especial o curso de Arquitetura e Urbanismo do Ceulp/Ulbra? O que pode ser acrescentado como diferencial?

Adriana: O que nós podemos acrescentar como diferencial é a questão do ciclo de palestras e os encontros acadêmicos que fazemos todos os anos desde a implantação do curso. Nós realizamos os encontros acadêmicos justamente trazendo profissionais para falar a respeito da arquitetura e do urbanismo, para focar os alunos no que está sendo feito lá fora, e qual a visão dos profissionais que estão atuando no mercado. Todos os anos temos os encontros acadêmicos e os ciclos de palestras mensais dentro do curso justamente para fomentar ainda mais esse contato dos profissionais com os alunos aqui do curso.

 

Ceulp/Ulbra: Há quanto tempo você está na docência?

Adriana: Eu entrei na docência aqui na instituição (Ceulp/Ulbra). Iniciei na implantação do curso de Arquitetura e Urbanismo em 2012 e estou na docência desde então.

 

Adriana Dias é arquiteta e urbanista formada pela Universidade Federal do Tocantins – UFT em 2001. Possui especialização em Planejamento Urbano e Regional cursado na UFT em 2007. Fez mestrado na Universidade de Brasília em Arquitetura e Urbanismo no ano de 2009. Atuou como arquiteta na Prefeitura de Palmas na elaboração de projetos escolares. Atua na docência desde 2012, tendo auxiliado no processo de implantação do curso de Arquitetura e Urbanismo no Ceulp/Ulbra. Atualmente é coordenadora e docente do curso de Arquitetura e Urbanismo, coordenadora do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo e docente no curso de Engenharia Civil.

 

Mais informações sobre o curso ou possíveis dúvidas pode acessar o instagram do curso (arqurb_ceulp) ou entrar em contato pelo telefone 3219-8088.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento