Formação moderna e humanizada são características da Contabilidade Ceulp/Ulbra

Por Isabella Santa Rosa e Raabe Andrade - Estagiárias de Jornalismo – Palmas-TO
11/07/2019 • Atualizado em 22/07/2019 12:16

A profissão contábil não é nova, mas a cada dia se moderniza. Uma formação profissional adequada é aquela que qualifica seu aluno com todo o arcabouço teórico, prático e mais ainda, que não se perde no tempo e acompanha as tendências do mercado. Nesta entrevista você poderá conhecer mais sobre o curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Luterano de Palmas – Ceulp/Ulbra e saber como ele tem trabalhado para reunir modernidade e responsabilidade social.

 

Ceulp/Ulbra: Quais são os diferenciais do curso de Ciências Contábeis do Ceulp/Ulbra?

Cássia: A formação no curso de Ciências Contábeis do Ceulp/Ulbra não é apenas técnica, trabalha também a questão humana, de responsabilidade social, valores que estão esquecidos e que tem função essencial na formação do profissional da contabilidade. Também temos um corpo docente qualificado que procura metodologias de ensino inteligentes em suas aulas, que busca não ficar só nas tradicionais, mas naquelas que despertam o aluno ao processo de querer sempre aprender. Outra questão é estar inserindo nossos acadêmicos no mercado de trabalho, ao longo da vida acadêmica deles. Então eu procuro ter contato com diversos escritórios e empresas, sempre atenta a inserir nossos acadêmicos no mercado. Eu acredito que alinhando o que ele aprende aqui com a experiência que ele vai ter no estágio, nós vamos estar formando profissionais de sucesso e  ele vai estar consolidando o conhecimento dele, que é um dos seus melhores ativos, que ninguém tira. Bens materiais qualquer um pode tirar, mas o conhecimento ninguém pode. Se você sai daqui com um conhecimento sólido você é capaz de enfrentar os desafios que o mercado proporciona.  Outro diferencial é que nós ofertamos apoio aos nossos discentes para a realização de monitoria, que proporciona que nossos alunos socializem conhecimento, ajudem os colegas, trabalhem em equipe e cresçam profissionalmente por meio da monitoria.

 

Ceulp/Ulbra: Quais são as ferramentas utilizadas e como o curso se adapta para formação do aluno?

Cássia: Nossos acadêmicos sempre conseguem se inserir no mercado de trabalho, recebo mensagens de escritórios de egressos pedindo indicação, “Professora, tem alguém para indicar? Eu preciso dessas habilidades, dessas competências” e aí nós também vamos alterando, modificando nosso currículo de acordo com essas demandas de mercado. De metodologia nós utilizamos laboratórios, com softwares que o mercado utiliza: Domínio, Troll e ferramentas do Excel, que é muito importante, é uma excelente ferramenta no processo de gestão contábil e administrativa de uma empresa. Então nós nos preocupamos em procurar as ferramentas e em capacitar os alunos para que eles tenham um diferencial no seu currículo.

 

 

Ceulp/Ulbra: Como os alunos são inseridos nos estágios?

Cássia: Nós temos o Nascon, que é o Núcleo de Assessoria Contábil e que surgiu como um projeto piloto em 2013. Ele é um projeto desenvolvido pelo curso de Ciências Contábeis em parceria com a Receita Federal com o objetivo de oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo. Então nossos acadêmicos podem estagiar lá e para isso há todo um processo seletivo que depois vai agregar ao seu currículo. Já tive diversos alunos que nos seus três primeiros meses de Nascon já conseguiram ser inseridos num escritório de contabilidade e hoje exercem a função de gerente de área.

 

Ceulp/Ulbra: Como funciona o Nascon?

Cássia: Lá nós temos alunos que fazem estágio no período vespertino, então eles além de ficarem pesquisando, atendem a população. O serviço prestado depende muito da comunidade. Se a pessoa vai até o Nascon, precisando abrir uma micro ou pequena empresa, nós vamos orientar todos os processos de como abrir. No começo do ano nós também passamos a realizar a declaração do imposto de renda da pessoa física. Então a pessoa traz a documentação e nós vamos orientar todo esse processo. O nosso atendimento é pautado em uma formação humanística, de solidariedade e responsabilidade social.

 

Ceulp/Ulbra: Quando os estágios começam no curso?

Cássia: É muito relativo. A partir do segundo período o aluno já tem oportunidade ou de ser monitor, ou de entrar no Nascon. A partir desse período nós já os orientamos a procurarem por estágios. Se não aqui na instituição, vamos procurar algo fora. E essa aproximação tanto dos professores como da coordenação, com escritórios de contabilidade, facilita muito a questão de conseguir estágios para os nossos alunos.

 

Ceulp/Ulbra: Como funcionam os projetos que prestam serviço à comunidade?

Cássia: Nós temos vários projetos, como o “Contabilidade em Ação”, que trata de questões de planejamento familiar e orçamento financeiro, que são tão importantes para a nossa sociedade. O professor e o aluno vão até a comunidade, para capacitar o nosso discente a atuar melhor e ainda desenvolver responsabilidade social, levando em conta não só a formação técnica, mas humanística também. Valorizamos a questão de estar lá, se envolvendo com a comunidade, verificando o que essa comunidade necessita, transmitindo, apoiando, dando dicas. Também desenvolvemos vários eventos ao longo do semestre, oficinas, palestras, gincana do conhecimento. Na última, inclusive foi um sucesso, nós arrecadamos mais 689 kg de alimentos, que são doados para pessoas que necessitam, do Taquari, Capadócia… Essa preocupação com o outro sempre está na nossa base de ensino-aprendizagem.

 

Ceulp/Ulbra: Quais são as principais áreas de atuação do profissional de Contabilidade?

Cássia: As áreas de atuação da Contabilidade são bem amplas, vão desde empresas privadas e públicas, onde o profissional pode desenvolver funções como auditoria, controle, assessoria e consultoria de contabilidade, até cargos em que ele pode trabalhar como tributária, gestor tributário, na área de custo, na gestão de custo, etc. São várias as oportunidades. De acordo com dados disponíveis no CFC - Conselho Federal de Contabilidade, no Brasil, a contabilidade está entre as seis profissões de nível superior que mais empregaram no ano de 2018. As empresas necessitam e está na lei que qualquer empresa privada ou pública, necessita da figura de um contabilista. Lembrando sempre que o nosso foco no processo de ensino-aprendizagem não é somente a parte fiscal, tributária, mas é também a parte da contabilidade consultiva; tem-se o que é necessário da parte tributária para o fisco, mas vai bem além. Hoje, com as novas tecnologias a nossa área está evoluindo para ser mais consultiva, de gestão, nas empresas de segmento privado ou público.

 

 

Ceulp/Ulbra: O que diferencia a grade curricular da Contabilidade Ceulp, das demais?

Cássia: Hoje o que eu vejo muito é aquela educação tradicional: “creditar, debitar”, mas devido ao avanço tecnológico, nossa profissão evolui para a consultoria, uma Contabilidade consultiva. Então esse é o nosso diferencial, os professores do curso estão sempre antenados às necessidades e mudanças do mercado, utilizando-se de metodologias inteligentes para desenvolver as habilidades e competências do nosso acadêmico. Não ficar somente naquela visão tradicional da contabilidade, mas ir além, com ferramentas, aulas dinâmicas... Procuramos formar os profissionais de acordo com a necessidade do mercado e das evoluções.

 

Cássia Regina de Lima é graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá, mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutora em Engenharia de Produção e Sistemas pela mesma universidade. Atua como docente há cerca de doze anos e há seis é coordenadora do curso de Ciências Contábeis do Ceulp/Ulbra.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento