Ceulp/Ulbra e Semus firmam parceria para pesquisas e serviços de saúde em zoonoses

O serviço de castração em cães e gatos é um dos procedimentos previstos na parceria

27/08/2019 • Atualizado em 27/08/2019 15:49

Aprimorar pesquisas e os serviços de saúde voltados às zoonoses e ainda normatizar o campo de prática dos residentes do Programa Integrado de Residência em Saúde (Pirs), por meio da Residência Uniprofissional em Medicina Veterinária na Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses de Palmas (UVCZ). Esses são os objetivos do Termo de Cooperação Técnica firmado entre o Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

 

O convênio prevê a cooperação e assistência mútua entre a rede municipal de saúde e o curso de Medicina Veterinária do Ceulp/Ulbra. “Com essa parceria teremos um esforço conjunto das partes para a prestação de atendimento a cães e gatos de ambos os sexos, através de exames laboratoriais, clínicos e cirurgias, além do fornecimento de insumos para a prestação desses serviços”, destaca o gerente da UVCZ, Auriman Cavalcante, acrescentando que o  convênio prevê também “o fornecimento de cadáveres desses animais para estudo, mediante a autorização do responsável ou tutor do animal, no intuito do aprimoramento de pesquisa e serviços de saúde voltados às zoonoses.”

 

O prazo de vigência do Termo de Cooperação Técnica é de 12 meses, podendo ser prorrogado após avaliação. O Termo é regido pela Lei nº 8.666/93 (no que couber) e demais normativas que regem a rede municipal de saúde.

 

Procedimentos

 

Serão realizados procedimentos cirúrgicos de castração em cães e gatos no Hospital Veterinário do Ceulp/Ulbra. Os agendamentos já foram disponibilizados no site, e as cirurgias terão início dia 03 de setembro. Os agendamentos serão feitos mensalmente no site.

 

Realização exames de teste rápido canino para Leishmaniose Visceral Americana, quando da realização das cirurgias.

 

Cessão mediante a disponibilidade da UVCZ/Semus e de autorização do proprietário ou tutor, cadáver ou carcaças caninas e felinas com a finalidade de serem utilizadas para estudos.

 

Disponibilização de infraestrutura necessária ao desenvolvimento das atividades estabelecidas.

 

Redação Semus

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento