Medicina Veterinária é reconhecido com nota máxima pelo MEC

05/09/2019 • Atualizado em 05/09/2019 18:47

O curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Luterano de Palmas – Ceulp/Ulbra recebeu no mês de agosto a visita da Comissão de Avaliação do Ministério da Educação – MEC, com o intuito de realizar o processo para reconhecimento do curso.

 

A instituição alcançou a nota 5, em uma escala de 1 a 5. Na ocasião foram avaliados a organização didático-pedagógica, o corpo docente e as instalações físicas. O resultado da avaliação permite identificar nota 5 em indicadores de cada uma das dimensões como: bibliografia básica, bibliografia complementar, sala coletiva de professores, acesso dos alunos aos equipamentos de informática, laboratórios de formação básica, laboratórios de formação específica, biotérios, estágio curricular, trabalho de conclusão de curso, atividades práticas de ensino para a área da saúde, regime de trabalho do corpo docente e experiência profissional do corpo docente.

 

Para a diretora acadêmica, Parcilene Fernandes de Brito, o conceito destaca o compromisso da instituição, “a nota 5 vem reconhecer o trabalho intenso e comprometido dos professores, da coordenação do curso, da direção do hospital veterinário e da gestão do Ceulp/Ulbra. Nosso propósito desde o início da implantação do curso foi sermos um curso de referência nesta área  e esse reconhecimento pelo MEC com a nota máxima confirma que estamos no caminho certo”, relata Parcilene.

 

De acordo com a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Juliana Vitti Moro, a nota reconhece a seriedade do Centro Universitário com a qualidade de ensino “isso é resultado de muito trabalho, tanto do corpo docente, técnicos e alunos do curso, quanto da Gestão do Ceulp”, conclui Juliana.

 

Conheça mais sobre o curso

O curso de Medicina Veterinária do Ceulp/Ulbra é o único com conceito máximo do Tocantins. Realizou recentemente a colação de grau da sua primeira turma no primeiro semestre de 2019 e contou com cerca de 15 formandos em colação de grau festiva e em gabinete.

 

Dispõe de salas e laboratórios super equipados. Apresenta uma proposta de educação diferenciada com a residência uniprofissional. O curso promove cursos de aperfeiçoamento para qualificar acadêmicos e egressos. Dessa forma, eles se tornam aptos a atuar com maestria nas diversas situações do dia a dia, que se apresentam durante o exercício da medicina veterinária.

 

Um dos  diferenciais do curso é o Hospital Veterinário, que é o primeiro de Palmas e o único do estado. Com uma área total de 3.217m2, o Hospital atende animais de grande e pequeno porte para diversos serviços e conta com funcionamento nas áreas de: clínica médica de pequenos animais; clínica de felinos; clínica cirúrgica de pequenos animais; anestesiologia; internação; ortopedia; oncologia; dermatologia; radiologia; ultrassonografia; odontologia; clínica médica de animais de produção e equinos; reprodução; clínica cirúrgica de animais de produção e equinos, laboratório de análises clínicas.

 

O Hospital dispõe de vários equipamentos para realização de exames, um  aparelho de destaque é o ultrassom vivid – Ultrassonografia Doppler Colorido, que realiza um  exame de alta definição e importante na avaliação do animal, destinada à análise completa do sistema cardiovascular e abdômen do pet e de estruturas superficiais. É um método de exame que utiliza a reflexão do som para obter imagens e diagnosticar diversas doenças.

 

Atualmente o Hospital Veterinário do Ceulp/Ulbra atende 24 horas por dia. Os plantões são realizados por veterinários contratados e professores, acompanhados de estagiários residentes.

 

Em breve o curso contará com mais uma grande instalação na parte física, a Fazenda Escola, onde vai ser trabalhada a parte de produção, manejo e reprodução.

 

#SomosUlbra

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento