Ceulp/Ulbra na Arena do Conhecimento 2019

A instituição teve dois projetos premiados

Por Raabe Andrade - Estagiária de Jornalismo – Palmas-TO
09/10/2019 • Atualizado em 11/10/2019 09:45

Aconteceu entre os dias 1 e 5 de outubro, no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, a Arena do Conhecimento. O evento realizado pelo Sebrae Tocantins promoveu palestras, exposição de serviços e produtos, apresentação de trabalhos acadêmicos e competições de incentivo à inovação e ao empreendedorismo.

 

Entre os dias 3 e 5, ocorreu o Hackatur, uma maratona de programação com o objetivo de trazer soluções para o turismo tocantinense. Já nos dias 2, 3 e 4, aconteceu a competição de pitches, que são apresentações curtas para demonstrar um produto ou um negócio e vender a ideia para investidores. Em ambos o Ceulp/Ulbra esteve presente e conquistou premiação.

 

Hackatur, uma maratona de programação

Neste concurso que reuniu estudantes do nível superior e técnico de várias instituições, programadores, designers e profissionais, o objetivo era discutir e propor soluções para os problemas do turismo tocantinense. A ideia era que ao final do evento, cada equipe apresentasse uma proposta de sistema, aplicativo ou plataforma que  respondesse a alguma demanda do turismo na região

 

E os alunos Dionnys Marinho, Giovanna Filipakis, Thaynara de Assunção, a egressa Fernanda Gomes e o professor Jackson Gomes, representaram o Ceulp/Ulbra muito bem. A equipe desenvolveu a proposta de um aplicativo chamado "Jataí Rotas - Palmas, Serras e Lago" e ficou em primeiro lugar. O projeto consiste basicamente em um aplicativo que disponibiliza ao turista rotas personalizadas que passam por pontos estratégicos de Palmas e Taquaruçu. Essas rotas possuem informações úteis como, distância do percurso, tempo total para ser percorrido e custo aproximado. O turista pode seguir a rota e avaliar os locais por onde passou nos quesitos de acessibilidade, atendimento, sustentabilidade e custo. Para cada local também são apresentadas informações como, descrição, localização e as notas de avaliação do local. O empreendedor também tem seu espaço na plataforma, e para ele é oferecida uma dashboard (um painel de visualização de dados) referentes ao perfil dos visitantes que passaram pelo seu estabelecimento e as avaliações que eles fizeram. Além disso, a fim de garantir que os locais apresentados na plataforma estejam dentro das normas legais e em funcionamento, os dados utilizados vêm diretamente do CADASTUR (Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos).

 

A equipe aponta como seu diferencial, serem “um grupo de pessoas que conseguem trabalhar bem juntas e que tem organização na delegação e execução de tarefas”. Além disso, acreditam que a criatividade e a objetividade do projeto, foram fundamentais para o bom desempenho da equipe. Como prêmio pela primeira colocação, "Jataí Rotas - Palmas, Serras e Lago" ganhou uma visita técnica ao polo de tecnologia Porto Digital, em Recife, incluindo passagens, hospedagem, ingressos e alimentação.

 

Concurso de Pitch

Além da maratona de programação, houve a competição de pitches, que nessa categoria o egresso Alexandre Henrique Kavalerski Teixeira apresentou a Plataforma DYGY e conquistou a segunda colocação. Como prêmio, o aluno recebeu um curso do Sebrae à sua escolha.

 

Segundo ele, a DYGY é uma ferramenta de jogos personalizados para crianças com transtornos do neurodesenvolvimento. E explica: “Criamos a DYGY para resolver um problema dos psicólogos que atendem esse público: os jogos digitais disponíveis no mercado nem sempre se adequam às necessidades de cada criança. Com a nossa ferramenta, esses profissionais têm liberdade para personalizar cada jogo de acordo com as características do paciente e a habilidade que deseja estimular. São jogos que trabalham, por exemplo, atenção, concentração, atividades de vida diária, socialização e coordenação motora. Além de recursos de personalização, permitimos o acompanhamento de desempenho e evolução da criança de acordo com os diferentes contextos em que ela está inserida”.

 

A princípio, a plataforma foi desenvolvida como projeto de TCC do Alexandre, que é egresso de Ciência da Computação e hoje cursa pós-graduação em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação, também no Ceulp/Ulbra. O desenvolvimento da plataforma permitiu que o estudante participasse de eventos nacionais e internacionais apresentando a DYGY e hoje o projeto conta com o reforço da aluna Beatriz Oliveira.

 

Sobre a experiência de se apresentar no concurso de pitches da Arena do Conhecimento, Alexandre comenta: “Foi uma experiência muito boa porque foi o primeiro evento que participamos com esse projeto aqui no estado. E, além de termos recebido ótima aceitação das pessoas sobre nossa ferramenta, tivemos a oportunidade de conhecer e aprender com muita gente boa que está empreendendo aqui e criando soluções inovadoras, muitos, inclusive, durante a graduação”.

 

O Ceulp/Ulbra acredita em ações que promovem o empreendedorismo, a tecnologia e a inovação. #VemPraUlbra

 

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento