Semana Multi: falando sobre tecnologia de mulheres para mulheres

Mulheres no mercado da TI, preconceitos e grandes nomes femininos do mundo da Computação são alguns dos temas abordados pelo evento

Por Isabella Santa Rosa - Estagiária de Jornalismo – Palmas-TO
15/10/2019 • Atualizado em 15/10/2019 14:52

Começa hoje, dia 15 de outubro, mais uma edição da semana Multi, evento oferecido pelos cursos de Computação do Centro Universitário Luterano de Palmas - Ceulp/Ulbra. A semana tem como objetivo levantar discussões sobre a presença da mulher na área da tecnologia, apresentar importantes mulheres da história da Computação, debater sobre a atual posição da mulher no mercado de TI e os preconceitos sofridos por elas.

 

Esta é a segunda edição da Semana Multi e a programação conta com Talk Show com as docentes Parcilene Fernandes, Madianita Bogo Marioti, Irenides Teixeira, Cristina D'Ornellas Filipakis e Heloise Acco Tives Leão, Live com egressa do curso de Sistemas de Informação que vai falar sobre “As perspectivas de mulheres no mercado da TI”, oficina sobre a ferramenta Canva e uma oficina sobre o trabalho da cientista Katie Bouman, uma das responsáveis pela reprodução da primeira imagem de um buraco negro.

 

A semana é organizada pelas ItGirls, projeto do qual as professoras e estudantes dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Software e Sistemas de Informação fazem parte. "A gente trouxe o projeto para apoiar as meninas aqui do curso, porque somos poucas, somos às vezes as únicas na sala de aula, então nós buscamos nos unir, fazer projetos não só para nós, mas para outras meninas, e mostrar para elas que a gente existe", explica Fernanda Gomes, cofundadora do ItGirls no Tocantins.

 

A Semana Multi é só uma das ações do grupo, como esclarece Fernanda, “o projeto ItGirls não é só na Semana Multi, a gente faz palestras tanto fora quanto aqui no Ceulp, damos cursos gratuitos de programação, desenvolvimento web, de aplicativos, a gente faz de tudo. É um projeto para agregar, para fazer as pessoas conhecerem a gente e para aumentar o número de meninas nos nossos cursos, porque ainda somos muito poucas, e não é porque é muito difícil, mas porque a maior parte das meninas que estão hoje no ensino médio não sabem nada da área e nem que existimos, e é por isso que o grupo é tão importante. O projeto é internacional, tem muitos outros projetos como esse, e nós estamos tentando aqui na nossa realidade do Tocantins, mudar e ajudar quem está por fora também.”

 

Confira mais informações sobre a Semana Multi e sobre as ItGirls nas redes sociais @itgirlsbr.

 

Programação

15/10 - 18h15 - Talk Show com as docentes dos cursos de computação do Ceulp

            Local: Corredor do Laboratório de Informática

16/10 - 18h15 - Live com egressa do curso de Sistemas de Informação Deise Miranda - As perspectivas de mulheres no mercado da TI.

            Local: Labin V

17/10 - 18h15 - Oficina: Crie seus próprios designs com o Canva, uma ferramenta online simples e prática.

            Local: Labin V

18/10 - 18h15 - Oficina: Aprendendo sobre o trabalho da cientista Katie Bouman.

            Local: Labin V

 

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento