Trabalho destaque em Jornada Científica mostra análise nutricional de rações

Pesquisa analisou composição nutricional de rações econômicas para cães adultos de grande porte

Por Isabella Santa Rosa - Estagiária de Jornalismo – Palmas-TO
21/11/2019 • Atualizado em 21/11/2019 08:49

A estudante de Medicina Veterinária, Thaina Monteiro Repker, foi a vencedora da categoria Ciências Agrárias e Biológicas da XIX Jornada de Iniciação Científica do Centro Universitário Luterano de Palmas - Ceulp/Ulbra, que aconteceu nos dias 22 e 23 de outubro, com a pesquisa “Composição nutricional e avaliação do rótulo de rações secas econômicas para cães adultos de grande porte, comercializadas em Palmas-TO”.

 

Com a orientação da Profa. Dra. Josemara Silva Santos, o projeto foi executado por meio do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (Proict) e se desenvolveu a partir da análise da composição básica das rações econômicas para cães e comparação com os rótulos e com as referências do (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), “Basicamente é saber se o que a gente analisou na ração no laboratório é realmente o que está descrito no rótulo. Desde o ano passado eu venho fazendo essas análises, a gente avaliou cinco aspectos: a proteína bruta, o cálcio, o fósforo, a matéria seca e a matéria mineral.”, explica Thaina Repker.

 

Foram avaliadas, em triplicata, três marcas diferentes, onde foram comparados os valores observados em laboratório com os valores declarados no rótulo e valores de referência estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA. Após análises realizadas no Laboratório de Bromatologia do Ceulp/Ulbra, foi observada maior parte dos resultados em conformidade dentre os três parâmetros de comparação como a proteína bruta e a matéria seca e alguns elementos em não conformidade como cálcio e fósforo. Todas as rações devem obedecer aos critérios previstos pela legislação, o não cumprimento dessas referências podem acarretar aos seus animais de estimação um prejuízo na saúde e em sua qualidade de vida.

 

Pela primeira vez participando da Jornada de Iniciação Científica, Thaina relata ter ficado surpresa com o prêmio, “Eu não imaginava que eu iria ganhar, mas acho que o fator da apresentação foi determinante para o primeiro lugar, porque não é só ter um trabalho bom, você precisa passar isso para as pessoas e eu consegui passar a mensagem do meu trabalho, que também é uma pesquisa interessante pra quem é dono de pet e quer comprar uma ração de melhor qualidade, para ficar atento aos rótulos”.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento