Publicado em: 09/03/2020 14:00 - Atualizado em: 09/03/2020 14:01

Alteridade tem atividades gratuitas durante o semestre

Os grupos têm o intuito de oferecer suporte aos acadêmicos do Ceulp/Ulbra


Por Isabella Santa Rosa - Estagiária de Jornalismo

O Núcleo de Atendimento Educacional Especializado aos Discentes – Alteridade é um projeto de extensão de Psicologia e existe desde 2011, com o foco em acolhimento, acompanhamento individual às dificuldades de ensino-aprendizagem e grupos com temas diversos, formados a partir das demandas apresentadas por acadêmicos e professores.

 

O Alteridade tem o intuito de oferecer suporte aos acadêmicos do Centro Universitário Luterano de Palmas - Ceulp/Ulbra em questões como acessibilidade, ensino e aprendizagem,  saúde mental e desenvolvimento de habilidades profissionais no contexto universitário. A acadêmica Katielly Batista fez parte de vários grupos durante a sua graduação, “tudo iniciou quando eu estava passando por um momento muito difícil e, em conversa, uma acadêmica de psicologia me disse sobre o acolhimento, fiz os três encontros semestrais, o que me encorajou para buscar ajuda fora. O próximo grupo que participei foi o ensino aprendizagem que ajudou bastante a manter meu rendimento na faculdade mesmo com uma rotina mais movimentada.”

 

Ela agora vai participar do TCCendo, grupo voltado para o auxílio acadêmico e técnicas de relaxamento durante essa fase do curso. “Vejo que pode ser um processo doloroso e pretendo com o grupo amenizar isso. Minhas experiências com os grupos oferecidos pela Alteridade é de grande valia nessa jornada que às vezes pode ser tumultuada, no meu caso em específico, vem me auxiliando muito nesse um ano e meio e só tenho a agradecer.”

 

O projeto tem como coordenadora a professora Ana Beatriz Dupré Silva, do curso de Psicologia, além dos estagiários de diversos cursos que auxiliam na execução dos grupos temáticos que fazem parte da programação do núcleo.

 

A estudante de Psicologia, Thaís Raianny Lima Silva, é uma das estagiárias do Alteridade e conta que a experiência é gratificante, “uma oportunidade de aprendizagem e crescimento profissional e pessoal. O grupo me permite conhecer pessoas novas, estreitar laços afetivos e sobretudo ajudar aquele participante no que ele tem dificuldade. Em muitos casos a queixa inicial é referente à habilidade social, o que me permite como coordenadora de grupo formular estratégias que possibilitem aprimorar tal habilidade do aluno, o que não é uma tarefa fácil, pelo contrário, é desafiadora. No fim o sentimento que sobressai é a gratidão. Gratidão por estar ali fazendo o bem para o outro, presenciando o seu crescimento e a sua felicidade.”

 

O estudante pode procurar o setor por meio de encaminhamento de professores, da coordenação ou de forma voluntária e o atendimento é gratuito.

 

Entenda um pouco mais sobre os grupos e confira as programações deste semestre:

- Cine Alteridade:

Ação que visa promover a socialização e acesso à cultura entre os acadêmicos de todos os cursos. Este grupo exibe filmes, documentários e séries.

Segunda, quarta e sexta feira

Sala: 220F

Horário: 12h às 14h

 

- Livreando:

É um espaço criativo para desenvolvimento de competências de interpretação textual e de exposição de ideias em público.

Quinta-feira

Sala: 236

Horário: 12h às 13h

 

- Grita:

O grupo visa promover habilidades sociais por meio da integração entre acadêmicos dos mais variados cursos e instituições, bem como profissionais da área e o público externo.

Terça-feira

Sala: 220F

Horário: 17h30 às 19h

 

- TCCendo:

Grupo que por meio de técnicas de relaxamento, escuta das demandas e aflições do TCC, bem como no auxílio para apresentações do trabalho, auxilia o acadêmico a enfrentar esta etapa do curso.

Segunda-feira

Sala: Núcleo Alteridade

Horário: 15h às 16h

Quarta-feira

Sala: Núcleo Alteridade

Horário: 09h às 10h / 19h às 20h

 

- Grupo de Luto:

Visa amenizar a dor do luto, compartilhando experiências.

Sexta-feira

Sala: 220F

Horário: 15h às 16h

 

- Momento Lúdico:

É um momento de relaxamento, descontração, inter-relações e bem estar aos acadêmicos, a partir de jogos de tabuleiro

Quarta-feira

Sala: Núcleo Alteridade

Horário: 17h às 18h

 

- Re-Orientação Profissional:

Grupo com objetivo de dar suporte ao acadêmico que, mesmo cursando nível superior, apresenta dúvida/incerteza.

Horário: Verificar no Alteridade

 

- Como estudar textos acadêmicos:

Grupo que auxilia na leitura, compreensão e interpretação de textos acadêmicos.

Horário: Verificar no Alteridade

 

- Como enfrentar os desafios de uma universidade?:

Grupo que auxilia o acadêmico quanto as novas exigências que o ensino superior traz, seja expectativas ou preocupações.

Horário: Verificar no Alteridade

 

- Help Monitores:

Grupo que auxilia monitores da instituição no que tange a planejamento de monitorias.

Horário: Verificar no Alteridade

Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900 Caixa Postal nº 85
Fone: (63) 3219 8000