Ceulp/Ulbra participa da Agrotins 2020

A Feira acontece de uma forma diferenciada, será 100% digital

26/05/2020 • Atualizado em 02/06/2020 16:34

Divulgar e transferir os conhecimentos tecnológicos gerados pela pesquisa agropecuária e industrial, bem como promover a comercialização de produtos e serviços nos diversos segmentos da agropecuária, visando o desenvolvimento sustentável do agronegócio estadual. Esses são alguns dos objetivos da maior feira de tecnologia agropecuária do Tocantins – Agrotins.  

 

De uma forma totalmente diferenciada a Agrotins 2020 será realizada a partir de quarta-feira (27) e segue até o dia 29 de maio, uma Feira 100% digital. E o Centro Universitário Luterano de Palmas - Ceulp/Ulbra, como em todos os anos, estará presente ministrando palestras, trocando experiências com os participantes, divulgando os serviços ofertados na instituição, as potencialidades na área de agrárias e os projetos desenvolvidos pelo 1º Núcleo de Agroecologia do Tocantins -  Unitas Agroecológica, tudo isso por meio de um site especial dentro da plataforma da Agrotins.

 

Para ter acesso, é simples!  Basta entrar, a partir de quarta-feira (27), no site www.agrotins.to.gov.br, ir até os “Parceiros” e abrir a vitrine virtual do Ceulp/Ulbra. Lá terá acesso a todos os materiais que disponibilizamos para a Agrotins.

 

Confira abaixo as palestras que estarão disponíveis em nossa plataforma.

*Palestra: Utilização de subprodutos da agroindústria do Cerrado na nutrição de bovinos de corte.

Explanação sobre a utilização dos subprodutos, que o Cerrado fornece, na intensificação de produção à pasto com suplementação de bovinos de corte.

Palestrante: Professora Josemara Silva Santos

 

*Palestra: Manejo alimentar de equinos

Particularidades da espécie e os efeitos do manejo alimentar na predisposição de doenças.

Palestrante: Professor Guilherme Augusto Motta

 

*Palestra: Uso e receitas de plantas com propriedades inseticidas no controle de pragas

Cientificidade ao saber popular no uso de produtos naturais no controle de pragas, contribuindo para o equilíbrio do meio ambiente e o êxito na produção agrícola.

Palestrante: Professora Conceição Previero

 

* Palestra: Sementes crioulas: Um banco de biodiversidade

As sementes crioulas são elos no fortalecimento da agrobiodiversidade! Junto a essas sementes vem o valor cultural, a resistência e a resiliência das comunidades tradicionais e guardiões que as conservam e multiplicam.

Palestrante: Professora Conceição Previero

 

*Palestra: Desenvolvimento da bioeconomia

Potencialidades das espécies nativas do Cerrado na estruturação de cadeias e/ou arranjos produtivos sustentáveis, visando em especial o reconhecimento e a valorização do saber popular

Palestrante: Professora Conceição Previero

 

*Palestra: Instalações e manejo na caprinocultura-uma visão para o produtor

Neste vídeo é abordado em uma conversa informal, aspectos importantes que devem ser observados na propriedade para criação de caprinos leiteiro no Tocantins.

Palestrantes: Professora Ana Luiza Silva Guimarães e egresso de Medicina Veterinária,Itamar Rodrigues Toledo.

 

* Palestra: Eficácia do neem (Azadirachta Indica Juss) no controle de carrapatos Rhipicephalus (Boophilus) Microplus

Uma explanação sobre o tema de pesquisa científica desenvolvida no Ceulp/Ulbra evidenciando a eficácia do neem no controle de carrapatos do (Rhipicephalus(Boophilus) microplus.

Palestrante:  Laecio Duarte, Médico Veterinário, pós graduando em cardiologia veterinária.

Professora orientadora: Cristiane Lopes Mazzinghy, Médica Veterinária,  docente do curso de medicina veterinária do Ceulp/Ulbra .  Professora da disciplina de parasitologia veterinária.

 

*Palestra: Microrganismos como protagonistas da próxima revolução agrícola

Uma agricultura sustentável e a necessidade de redução de custos de cultivo vêm de encontro com a crescente adoção de microrganismos benéficos e acessíveis, com distintas finalidades que vão desde o controle de pragas e doenças, até a melhoria da fertilidade dos solos.

Palestrante: Prof. Dr. Efrain de Santana Souza

Data: 27/05 às 16h

Link de acesso: meet.google.com/wzp-oqwa-aow

 

O Centro Universitário ainda estará presente na programação geral da Feira, com a participação em uma live sobre “reconhecimento e desenvolvimento da sociobiodiversidade na estruturação da bioeconomia”, no dia 27 de maio, às 16h. A ação será desenvolvida pela coordenadora de pesquisa do Ceulp, professora doutora Conceição Previero, a gerente de Agroecologia do Ruraltins, Dryelly Rodrigues e a pesquisadora da Embrapa, Terezinha Dias.

 

Participe, explore e obtenha conhecimento através da nossa vitrine virtual na maior feira de tecnologia agropecuária do Tocantins.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento