Núcleo ALTERIDADE promove mais de 800 atendimentos em 2023 para inclusão e sucesso acadêmico

Os dados foram apresentados durante semana pedagógica 2024.1

Por Dalvanilde Serra – Palmas-TO
06/02/2024

Na ULBRA Palmas o compromisso com a inclusão e o sucesso acadêmico ganha destaque por meio do Núcleo de Atendimento Educacional Especializado aos Discentes, conhecido como ALTERIDADE. Em um relatório apresentado durante a semana pedagógica 2024.1, foi revelado que o núcleo realizou mais de 800 atendimentos aos alunos no ano de 2023, abrangendo três eixos fundamentais: saúde mental, ensino-aprendizado e acessibilidade.


No que diz respeito à saúde mental, foram realizados 363 atendimentos. O Núcleo ALTERIDADE prioriza o acolhimento dos alunos, somando 304 sessões de apoio psicológico, oferecendo suporte para enfrentar desafios emocionais que possam impactar seu desempenho acadêmico. Além disso, foram realizadas 5 intervenções escolares, beneficiando 106 crianças e adolescentes. Projetos como Respira, GRITO e Elo estão entre as iniciativas desenvolvidas nesse eixo.


A Professora Mestra Thaís Moura Monteiro, Coordenadora do ALTERIDADE, destaca a importância desse trabalho: "Estamos lidando com sonhos e realidades diversas que precisam ser consideradas. Acreditamos que o cuidado com a saúde mental é fundamental para o sucesso acadêmico."


No eixo de ensino-aprendizado, foram realizados 329 atendimentos, com ênfase na promoção de uma educação inclusiva e de qualidade para todos os alunos. Destacam-se as 161 aplicações de provas adaptadas  buscando estratégias pedagógicas junto aos coordenadores e professores, que atendam às necessidades individuais de cada estudante.


" É fundamental trazer o professor como protagonista nesse processo, visando o sucesso acadêmico de todos nossos alunos", ressalta a Professora Thaís Moura Monteiro.


No que tange à acessibilidade, foram realizados 133 atendimentos, com o objetivo de garantir que todos os alunos tenham igualdade de oportunidades e acesso aos recursos necessários para a formação acadêmica. Entre as atividades desenvolvidas estão a disponibilização de cadeiras de rodas, atendimento em libras, inclusão digital e eventos como oficinas, mesas redondas e a semana da acessibilidade.


A discussão sobre inclusão e sucesso acadêmico foi destacada durante a semana pedagógica, onde os docentes foram sensibilizados sobre a importância de um acolhimento diferenciado para alunos com necessidades especiais. A coordenadora do núcleo, Professora Thaís Moura Monteiro, enfatiza: "É essencial ampliar os olhares dentro da relação ensino-aprendizagem. Acreditamos que essa discussão é fundamental para o crescimento e desenvolvimento de toda a comunidade acadêmica da ULBRA Palmas."


Diante desses números podemos reafirmar o cuidado e compromisso com a inclusão, a diversidade e o sucesso acadêmico de todos os alunos da ULBRA Palmas.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento