Ciência e tecnologia para o desenvolvimento sustentável
Por Prof. Dr. Gustavo Paschoal Teixeira de Castro
Todos nós, seres humanos, necessitamos de local seguro para habitarmos. Há quem sugira e defenda, para tanto, o simples conceito de habitação. Por outro lado, o significado de lar pode também ser reivindicado, considerando o intento de acolhimento e afetividade propostos pela figura de uma entidade familiar. Contudo, importante se faz compreendermos – para nossa devida segurança – sobre a importância da inserção humana em nossa casa maior, compartilhada por bilhões de seres humanos, o planeta Terra.
Não há como assegurarmos saúde e qualidade de vida para presentes e futuras gerações sem o devido respeito para com o meio ambiente que nos cerca. O equilíbrio entre interesses sociais e ambientais é condição sine qua non para adequada manutenção da permanência humana no globo terrestre.
Some-se aos interesses gerais, frente ao ecossistêmico, demandas de cunho econômico, imprescindíveis frente ao sistema de desenvolvimento adotado pela comunidade global. Encontra-se, portanto, três elementos componentes de uma relação que possa manter – ou não – devido equilíbrio ecológico: a sustentabilidade.
Vivemos em um tempo onde conhecimentos científicos propiciam avanços tecnológicos que contribuem sobremaneira para com questões de interesse econômico e social. Todavia, situações provenientes de tal progresso e desenvolvimento podem gerar riscos para com o local onde vivemos. Devemos estar atentos a tais situações, na busca da salvaguarda de toda a biodiversidade, com vistas à devida garantia de um meio ambiente ecologicamente equilibrado para todo(a)s os presentes e dos que estão por vir.
É com este sentimento de preservação e respeito para com o meio ambiente que o Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP/ULBRA – convida a toda a comunidade acadêmica para participar de sua XIX Jornada de Iniciação Científica, nos dias 22 e 23 de setembro de 2019, para tratarmos e debatermos sobre “Ciência &Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável”.